Grupos de Pesquisa

Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Grupo de Estudos Direito e Desporto (GEDD) Universidade São Judas Tadeu

GEDD

O Grupo de Estudos Direito e Desporto (GEDD – São Judas) nasceu da iniciativa dos graduandos Leonardo Herrero Domingos e Gabriel Pena Batista de Almeida, do apoio dos professores Dr. Aarão Miranda da Silva, Dr. Danilo Uler Corregliano e do ex-aluno da São Judas, Dr. Renan Lopes Martins. Apesar de novo, o Grupo entra no cenário acadêmico trazendo consigo uma marca muito relevante: 52% dos inscritos no GEDD são mulheres.

De fato, o Direito Desportivo é um tema ainda pouco explorado, e a missão do GEDD São Judas se resume na quebra deste panorama. O Grupo visa trazer o ramo jusdesportivo para dentro do debate universitário, ao passo que oferece aos estudantes a oportunidade de enxergar o esporte não só pelo viés passional, mas também pela ótica jurídica.

Mesmo antes das primeiras reuniões, as quais ocorrem quinzenalmente, o GEDD São Judas já produzia textos e participava de eventos da área Desportiva. No ponto, o Grupo esteve presente no Congresso Universitário da Justiça Desportiva realizado pela ENAJD, em parceria com a CBF, evento no qual obteve ótimo desempenho graças à dedicação não só dos estudantes que o formaram como também de seus membros honorários – João Paulo Correa Carreira e Vitor Manuel Sarnaglia – que abraçaram a ideia do GEDD mesmo antes de sua formalização.

A ideia do GEDD é dar as ferramentas para que seus integrantes possam resolver problemas cotidianos da área jusdesportiva através dos ensinamentos dos professores da casa, docentes convidados e também por meio da troca de conhecimentos entre os próprios participantes. A pesquisa é estimulada não só através da disponibilização de temas de acordo com os pontos fortes de cada integrante, mas também por meio de Desafios (estudos guiados) baseados em casos práticos, que são entregues aos alunos dias antes das reuniões para que possam ser resolvidos e debatidos em grupo.

No mais, o GEDD está aberto a todas e todos, independentemente do curso, semestre e universidade. Somos compostos por pessoas que, antes de tudo, amam o esporte e desejam contribuir com esta pujante indústria. Acreditamos no esforço, na curiosidade e na horizontalidade nas relações internas e externas como fatores primordiais para que o Grupo e seus integrantes se destaquem dentro e fora das quatro linhas.

Conheça mais sobre o nosso trabalho no LinkedIn, ou mesmo por meio do nosso Instagram: @gedd.usjt.

 

Leonardo Herrero Domingos é pesquisador no Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital – USJT, fundador e corresponsável acadêmico do Grupo de Estudos Direito e Desporto (GEDD) São Judas, intercambista na Universidad Finis Terrae e graduando em Direito na Universidade São Judas.

Integrantes do grupo de pesquisa