Conferência sobre a relação entre futebol e política, especificamente sobre o uso da Seleção Brasileira de futebol masculino como instrumento político pela Ditadura Militar, exatamente no período mais duro do regime, entre 1968 e 1978, quando vigorou o Ato Institucional nº 5. Nesse intervalo de tempo, vimos o Brasil ser tricampeão na Copa do Mundo de 1970, a militarização da Confederação Brasileira de Desportos e a realização da Copa do Mundo de 1978 na Argentina.

No segundo dia do evento, realizado no Sesc Pompeia, a primeira mesa falou sobre como futebol e política estão intrinsecamente relacionados. Participaram do debate Pablo Alabarces, Milly Lacombe, Lívia Magalhães e Adilson Monteiro Alves, com mediação de Bernardo Borges Buarque de Hollanda.

🔸 Os professores Pablo Alabarces, especialista em futebol, violência e política, e Lívia Magalhães, especialista em futebol, memória, gênero e autoritarismo, destacaram como governos – autoritários ou democráticos – tentaram usar o futebol como forma de buscar transferir o sucesso no esporte para a popularidade governamental. 

🔸 A jornalista Milly Lacombe e Adilson Monteiro, ex-dirigente esportivo, um dos idealizadores da Democracia Corinthiana, por sua vez, pontuaram que futebol e política não só estão ligados como não se separam, ressaltando a atuação da mídia e dos clubes, respectivamente, na defesa da democracia. 

Palestrantes:

Pablo Alabarces Sociólogo, professor da Universidad de Buenos Aires (UBA), especialista em futebol, violência e política.

Lívia Magalhães Historiadora, professora da Universidade Federal Fluminense, é especialista em futebol, memória, gênero e autoritarismo.

Milly Lacombe Jornalista, é uma mulher pioneira no jornalismo esportivo.

Bernardo Buarque de Hollanda Historiador, professor da FGV CPDOC, é especialista em futebol, torcidas organizadas e cultura brasileira.

Pablo Alabarces

Pablo Alabarces es Doctor en Sociología (University of Brighton, Inglaterra). Es Profesor Titular de Cultura Popular en la Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad de Buenos Aires, en la que dirigió su Doctorado entre 2004 y 2010, e Investigador Superior del CONICET. Es considerado uno de los fundadores de la sociología del deporte latinoamericana. Entre sus libros publicados destacan Fútbol y Patria (2002), Héroes, Machos y Patriotas (2014, Segundo Premio Nacional de Ensayo Sociológico), y su reciente Historia Mínima del Fútbol en América Latina (2018).

Lívia Gonçalves Magalhães

Vascaína, parte da imensa torcida bem feliz. Professora de História no Instituto de História da UFF. Autora dos livros História do Futebol (Apesp) e Com a taça nas mãos (Lamparina/Faperj); organizadora de Lugar de Mulher (Oficina Raquel) e com Rosana da Câmera Teixeira Futebol na sala de aula (Eduff). Apaixonada por literatura, futebol e cultura popular latino-americana.

Bernardo Borges Buarque de Hollanda

Professor-pesquisador da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC-FGV).

Veja também:
  • 3 de abril de 2024

    Debate com a comissão organizadora

    Fernanda Ribeiro Haag, Mariana Mandelli, Marina de Mattos Dantas, Natália Silva, Taiane Anhanha Lima
  • 2 de abril de 2024

    Projetos e produtos

    Giovanna Vitória Rodrigues Pereira, Nathalia Cristina Servadio, Bianca Anacleto Francisco, Mônica Saraiva da Silva, Aira F. Bonfim
  • 1 de abril de 2024

    Mulheres e Torcer

    Yordanna Lara Rêgo, Maria Karolinne Rangel de Mello, Thaís Rodrigues de Almeida, Ana Caroline Lessa, Gabriela Lopes Gomes