Mapa do Futebol Paulista

Gabriel Pitor, Ivan Gottardo 3 de dezembro de 2022
Mapa do futebol paulista
Mapa do Futebol Paulista.
O Mapa do Futebol Paulista – Os times paulistanos e suas origens é um trabalho inédito e com informações valiosas sobre os times que disputaram as divisões estaduais desde a primeira edição do Campeonato Paulista, em 1902. Acesse o projeto aqui: https://mapadofutebolpaulista.com.br.
 
O Mapa do Futebol Paulista foi idealizado e concebido por Gabriel Pitor e Ivan Gottardo, ambos pesquisadores de longa data do futebol estadual. A webapresentação, de forma que a navegação fosse agradável para os aficionados por história, teve o desenvolvimento de Luís Cereda.
 
Neste trabalho, todas as 701 agremiações estão posicionadas em suas respectivas cidades, mas não só isso, os times de São Paulo estão em seus pertencentes bairros de origem. Como? Aqui está a grande novidade do Mapa.
 
Os logradouros/sedes dos 179 times da capital paulista foram pesquisados, um por um, e todos eles estão compilados em um drive, no qual é possível ter mais detalhes sobre as histórias dessas equipes.
 
Várias descobertas foram realizadas: a data e o local de fundação do América Foot-Ball Club (time fundado por Belfort Duarte); a data de fundação do Ruggerone Foot-Ball Club, a data de fundação do Sport Club Alumni, e as histórias do Esporte Clube Alliança Militar, do Opera Nazionale Dopolavoro (time de uma organização fascista de São Paulo), do Japão Foot-Ball Club, entre outros*.
 
Caso o internauta não conheça algum dos mais de 700 times, é possível acessar o índice, onde estarão especificados o nome completo, a cidade, a data de fundação e as participações nas divisões paulistas. Tudo isso para facilitar o conhecimento, principalmente daqueles que não tiveram acesso aos almanaques publicados sobre o futebol paulista ao longo da história.
 
Convidamos vocês a conhecerem o Mapa do Futebol Paulista e a desfrutarem de todas as informações nele contidas. Deixaremos abaixo os contatos dos pesquisadores se necessitarem de esclarecimentos ou mais informações.
 
 
Sejam bem-vindos ao mapa desse grande tesouro que é o futebol paulista!
Veja também: