Inscreva-se no canal do Ludopédio!

Programação:

– Anderson Santos (UFAL) – Elementos teórico-metodológicos para uma (Crítica) da Economia Política do Futebol

– Rodrigo Carrapatoso de Lima (UC) – “De branco vestida”, a Acadêmica está de luto: a luta estudantil contra a ditadura do Estado Novo em Portugal

– Nathan Pereira Barbosa – “Não! Eu sou o Jô Soares!” : ideologia, futebol e ditadura no filme Os Trombadinhas (1979)

– Mediação: Carol Fontenelle (LEME)

Divulgar as pesquisas que estão sendo desenvolvidas por estudantes de mestrado e doutorado nordestinas/os em programas de pós-graduação que versam sobre futebol e outros esportes no campo da Comunicação, sendo altamente estimulados diálogos com outras áreas das humanidades. Esse é o objetivo da II Jornada nordestina de pós-graduandas/os em Comunicação e Futebol, que será realizada pela Rede Nordestina de Estudos em Esporte e Mídia (ReNEme) de 16 a 20 maio de 2022, com transmissão aqui, pelo canal do Ludopédio.

Anderson Santos

Professor da UFAL. Doutorando em Comunicação na UnB. Autor do livro "Os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol" (Aprris, 2019).

Rodrigo Carrapatoso de Lima

Possui graduação em História (2008), especialização em História do Século XX (2010) e mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Atualmente é doutorando na Universidade de Coimbra (UC) e Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Membro da Rede Nordestina de Estudos em Mídia e Esporte (ReNEme) e Pesquisador das temáticas ligadas a ditadura e futebol.

Nathan Pereira

Cearense, professor, doutor em História pela UERJ e membro do Coletivo ReNEme ( Rede Nordestina de  Estudos em Mídia e Esporte).

Veja também:
  • 20 de maio de 2022

    Representações midiáticas e cobertura esportiva

    Daniel Leal, Soraya Damasio Bertoncello, Itamá do Nascimento, Pedro Vasconcelos
  • 18 de maio de 2022

    Questões raciais e de gênero

    Júlia Belas, Natália Silva, Lídia⁩ Ramires, Sandra de Deus
  • 17 de maio de 2022

    Formas de torcer

    Ana Daniella Fechine, Phelipe Caldas, Maria do Socorro de Sousa Cruz, Hevilla Wanderley Fernandes