119ª Reunião do Memofut
119ª Reunião do Memofut
8h30/9h. Memorabilia futebolística. Os participantes poderão trazer livros, revistas, jornais ou quaisquer artigos e objetos ligados ao futebol.
9h/9h15. Comunicações iniciais, com Alexandre Andolpho (coordenador do Memofut).
9h15/11h. “Há 30 Anos – Um período de transição no futebol brasileiro (1986-1989) (parte 2)”, com Gustavo Longhi de Carvalho. Gustavo é professor universitário, jornalista, pesquisador de futebol e um dos fundadores do Memofut. Tem cinco livros publicados —quatro deles ligados a futebol.
11h/11h15. Intervalo para café e foto.
11h15/12h. “O futebol na obra de Guilherme de Almeida”, com Marlene Laky. Marlene é graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Conservadora e restauradora de acervos com formação pelo SENAI-SP, desde 2010 exerce a função no Museu Casa Guilherme de Almeida. Participou de projetos na área de conservação e restauro no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP e ministra palestras e oficinas em vários museus e entidades.
12h/13h. Bate-papo com Aristides Almeida Rocha, autor do livro “A simbologia animal no esporte” (Jundiaí: In House, 2020). Aristides possui graduação, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP), sendo ex-diretor, professor titular aposentado e emérito da Faculdade de Saúde Pública da USP. Membro do Memofut e do Panathlon Club São Paulo, tem dez livros publicados sobre esportes. Em “A simbologia animal do esporte”, que estará à venda no local pelo preço de R$ 40,00, o autor faz um levantamento de clubes e seleções nos quais o animal aparece como mascote, no emblema/escudo ou no simples atributo/apelido. O livro também traz o nome ou apelido animal de jogadores, a relação de termos futebolísticos relacionados aos animais e o relato da invasão dos gramados por diversas espécies.
13h. Encerramento.