4º Simpósio Internacional de Estudos sobre Futebol

Data início: 06/09/2022Data de encerramento: 09/09/2022Horário de início: 09:30Horário de encerramento: 18:30Local: Museu do FutebolData limite inscrição: 05/09/2022

4º Simpósio Internacional de Estudos sobre Futebol

Sobre o Evento

 Simpósio Internacional de Estudos sobre Futebol é um evento quadrienal organizado pelo Museu do Futebol, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerido pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.  

O evento tem, uma vez mais, o objetivo de reunir docentes, pesquisadores(as), estudiosos(as) e demais interessados(as) na produção acadêmica sobre futebol no Brasil e no exterior. Além de proporcionar debates e conferências, sua finalidade é colaborar com a difusão de pesquisas tanto de graduação quanto, sobretudo, de pós, fornecendo condições para que alunos apresentem seus trabalhos e entrem em contato com especialistas de outros centros universitários.  

Diante das efemérides deste ano (bicentenário da Independência e centenário da Semana de Arte Moderna), e da primeira Copa do Mundo de futebol masculino disputada no Oriente Médio, o 4º Simpósio terá abordará a identidade nacional, sob o tema “Às Margens da Memória: o Futebol Nacional entre o Regional e o Global”. A problemática, portanto, será colocada em perspectiva, levando em consideração processos históricos tanto regionais quanto globais.  

Prevista para ocorrer entre os dias 6 e 9 de setembro de 2022, esta edição terá formato híbrido, ou seja, presencial virtual, com mesas-redondas no Museu do Futebol e no Sesc Pompeia transmitidas via recursos tecnológicos, e com Grupos de Trabalho e e-Pôsteres realizados exclusivamente online. O intuito é ser inclusivo e facilitar a participação de todas e todos das mais variadas regiões do país e do mundo. As inscrições serão gratuitas a todas as pessoas que preencherem o cadastro como ouvintes. Àquelas que desejarem apresentar seus estudos e pesquisas nos GTs e e-Pôsteres do evento, está prevista taxa de inscrição. Ainda assim, ofereceremos descontos e gratuidades a determinados grupos sociais, tais como: professores da rede básica, estudantes de graduação, pessoas vinculadas a coletivos, negres, LGBTQIAP+, indígenas e quilombolas.  

A presente edição conta com a parceria de instituições universitárias de grande destaque, bem como com a de organizações da área cultural e da sociedade civil, sendo elas: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP); Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP); Universidade Federal de Goiás (UFG); Serviço Social do Comércio, via SESC Pompeia; portal Ludopédio, especializado na divulgação científica sobre futebol, e revista FuLiA, vinculada ao Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes (UFMG).

Simpósio Futebol 2022

Conheça os Grupos de Trabalho.

Inscreva-se!

Veja também:
    • 26 de março de 2024

      Políticas Institucionais de Memória no Âmbito da Educação Física/Ciências do Esporte: Experiências, Reflexões, Desafios e Possibilidades

      • 22 de março de 2024

        162ª Reunião do Memofut

        • 18 de março de 2024

          Futebol e ditadura militar