Aula aberta discute os modelos de multipropriedade de clubes

Data início: 25/04/2023Data de encerramento: 25/04/2023Horário de início: 19:30Local: Canal Jogando Dados no Youtube

modelos de multipropriedade de clubes

Jogador jovem sendo emprestado para clube de mesmo grupo, técnico falando de modelo de tática definido pela matriz proprietária de uma equipe ou outro profissional que trocou um clube por outro da mesma companhia… Esses são exemplos de “polêmicas” recentes do futebol brasileiro que envolvem um novo tipo de relação a partir da posse de equipes, a multipropriedade (conhecida também por Multic-lub ownerships), que é quando uma empresa detém equipes de diferentes países (e esportes).

É para explicar esse tipo de modelo de propriedade, que cada vez mais se espalha pelo futebol no mundo, que o curso de extensão Economia Política do Futebol da Unidade Educacional Santana do Ipanema da UFAL (Universidade Federal de Alagoas) fará uma aula aberta em 25 de abril, a partir das 19h30, com João Ricardo Pisani. A transmissão se dará pelo canal “Jogando Dados Podcast” no YouTube, com reprodução no podcast Jogando Dados.

João Ricardo Pisani é especialista em inteligência de mercado e desenvolvimento de produtos com sólida experiência em empresas de bens de consumo, publicidade, entretenimento e esportes. Mestre em Gestão Esportiva pela Universidade de Georgetown-EUA, possui um MBA pela Fundação Getúlio Vargas e é bacharel em Relações Internacionais pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado). É ainda gestor esportivo e expert em multi-club ownership no futebol.

Como se inscrever

As inscrições para esta aula estarão abertas até o início da atividade, mas é importante se inscrever antes para ter acesso aos materiais indicados pelo pesquisador para leitura prévia.

Para participar formalmente e ter direito ao certificado, será necessário se inscrever pelo SIGAA/UFAL (final da página – http://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/7833). Primeiro no curso geral e depois na aula (clicando na figura de quebra-cabeças ao lado do curso). Veja tutorial para cadastro e inscrição no curso (geral) em: https://www.youtube.com/watch?v=RZumKymxsYU.

O Sigaa pede informações como nome completo, CPF, endereço e e-mail. A organização do curso se compromete a não utilizar quaisquer dados pessoais para além dos interesses exclusivos para divulgação de informações. Além disso, pedimos que preencham o questionário para sabermos um pouco melhor sobre quem irá fazer a aula.

Curso de Extensão EPF

O Curso de Extensão Economia Política do Futebol ocorre desde o dia 24 de janeiro e irá até 30 de maio, com coordenação do professor Anderson Santos. Parte-se da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (EPC) para tratar de diversos temas relativos ao futebol profissional masculino na atual etapa do modo de produção capitalista.

Nas semanas seguintes, o curso receberá outros pesquisadores para tratar dos seguintes temas: Novas estruturas político-econômicas, softpower e sportwashing – Emanuel Leite Júnior (05 de maio); e “Resistência e democracia torcedoras” – Irlan Simões (09 de maio).

Serviço

O quê? Aula aberta “Multipropriedade de clubes”

Quando: 25 de abril de 2023

Carga horária: 4 horas

Onde: Canal Jogando Dados no Youtube (https://www.youtube.com/@jogandodados) e podcast Jogando Dados no Anchor (https://podcasters.spotify.com/pod/show/jogando-dados).

Inscrições: até 25 de abril em http://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/7833

Veja também:
    • 19 de abril de 2024

      I Colóquio sobre Geografia e Futebol

      • 16 de abril de 2024

        Bola e Câmera: ferramentas alfabetizadoras em habilidades sociais

        • 15 de abril de 2024

          Da “mamãe Globo” à “revolução” da CazéTv: Padrão tecnoestético como barreira na exibição do futebol