Campo de Jogo

Data início: 31/12/1969Data de encerramento: 31/12/1969Horário de início: 19:00Local: Sesc Consolação

deencherosolhos

Campo de Jogo (dir.: Eryk Rocha, Brasil, 2014, 71 min., Livre)

No Rio de Janeiro, perto do mítico estádio do Maracanã, palco da grande final da Copa do Mundo de 2014, encontramos o campo de futebol popular do bairro do Sampaio. Lá acontece o futebol como expressão genuína da cultura brasileira. Disputado aos domingos, o campeonato anual de futebol de favelas reúne 14 times. Cada um representa as cores e os rituais de sua comunidade.

Após a exibição confira bate-papo com:Paulo Júnior – Paulo é jornalista e documentarista. Produz podcasts sobre cinema e futebol na Central 3, apresentou a websérie ‘Som das Torcidas’ e dirigiu os filmes ‘O Acre Existe’ e ‘Largou as Botas e Mergulhou no Céu’. Atualmente finaliza seu terceiro longa, ‘Gerais da Pedra’.

Diego Viñas – Diego é jornalista, pós-graduado em Jornalismo Esportivo. Pesquisador de futebol de várzea, criador do site VárzeaPédia, integrante da equipe de implantação e pesquisa do Centro de Referência do Futebol Brasileiro CRFB do Museu do Futebol. Participou por 4 anos do programa No Mundo da Bola da Jovem Pan AM, com o boletim “Futebol de várzea” e foi colunista do jornal Metrô News com mais de 200 histórias do futebol amador.  Em 2007, Viñas co-dirigiu o curta metragem Contos da Várzea, como tema do seu trabalho de conclusão da faculdade de jornalismo. Três anos depois, o filme venceu o primeiro Festival de Cinema de Várzea, organizado pelo Núcleo de Cinema Alternativo, no bairro do Grajaú, zona sul de São Paulo.

No Teatro Anchieta

Retirada de ingressos com 1h de antecedência

 

Veja também:
    • 22 de abril de 2024

      Documentário Futebol e Política | Marrocos

      • 20 de abril de 2024

        Ciências do Esporte na América Latina e na Alemanha

        • 19 de abril de 2024

          I Colóquio sobre Geografia e Futebol