Chamada de Artigos – Dossiê História Comparada do Esporte e das práticas de diversão

Data início: 18/07/2022Data de encerramento: 01/11/2022Local: Revista de História ComparadaData limite inscrição: 01/11/2022

Dossiê: História Comparada do Esporte e das práticas de diversão

Dossiê: História Comparada do Esporte e das práticas de diversão

Organização: Victor Andrade de Melo (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Augusto Nascimento (Universidade de Lisboa)

O esporte é uma manifestação cultural que se estruturou na Inglaterra do século XVIII. Ainda que detentor de muitas peculiaridades, assumiu também algumas conformações similares, ao menos inspiradas, em práticas corporais lúdicas de períodos históricos anteriores.

Bastante ajustado às novas dimensões de uma sociedade que passava por profundas mudanças, o esporte se espalhou pelo mundo, a princípio a bordo dos navios britânicos. Nos dias atuais, poucas práticas se encontram tão espraiadas pelo planeta e possuem tamanho grau de importância no cotidiano de milhões de pessoas.

Uma das chaves para se entender esse processo é o fato de que o fenômeno esportivo possui características notadamente “glocais”: tem regularidades mundiais, mas também bem se ajusta às especificidades locais. Algo desse perfil da mesma forma pode ser encontrado em outras diversões que se delinearam no decorrer do século XIX, constituintes de uma cultura de massas em formação, cada vez mais globalizada e parte do dia a dia das cidades.

Por tais características, práticas esportivas e de diversão são objetos que bem se ajustam a investigações de caráter comparativo. Neste dossiê, interessa publicar artigos que abordem esses objetos fazendo uso denotado do método da História Comparada em qualquer de suas modalidades.

Interessam abordagens nacionais, mas também internacionais e transnacionais, bem como síncronas, mas também transtemporais, inclusive no que tange a manifestações de períodos anteriores à sistematização do esporte e das diversões modernas. Da mesma forma, consideramos relevantes estudos que fazem uso de percepções advindas de diversas áreas de conhecimento, desde que fique claro o caráter comparativo.

O(a)s interessado(a)s em enviar contribuições para serem avaliadas devem ter em conta, além das normas da Revista de História Comparada, o cronograma abaixo:

Envio dos artigos: Até 01/11/22.
Publicação: Maio de 2023.

Envie seu artigo!

Veja também:
    • 26 de março de 2024

      Políticas Institucionais de Memória no Âmbito da Educação Física/Ciências do Esporte: Experiências, Reflexões, Desafios e Possibilidades

      • 22 de março de 2024

        162ª Reunião do Memofut

        • 18 de março de 2024

          Futebol e ditadura militar