Chamada Diversidade, gênero e sexualidade nas práticas corporais e esportivas

Data início: 15/02/2023Data de encerramento: 30/09/2023Local: Revista Diversidade e EducaçãoData limite inscrição: 30/09/2023

Diversidade, gênero e sexualidade nas práticas corporais e esportivas

Organização: Profa. Dra. Silvana Vilodre Goellner (UFPel), Profa. dr. André Luiz dos Santos Silva (UFRGS) e Profa. Dra. Angelita Alice Jaeger (UFSM)

Proposta: O esporte, impulsionado pela visibilidade midiática dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo de Futebol tem promovido a exibição de corpos e subjetividades performantes. A presença de atletas cujos gêneros e sexualidades não se enquadram nas estéticas vigentes das cis-heteronormatividades têm fissurado discursos e representações que operam no sentido de normalizar os modos pelos quais os sujeitos aderem a sua prática. Considerando a pluralidade das manifestações corporais e esportivas, este dossiê tem por objetivo dar luz às pesquisas que as tematizem exemplificando suas dimensões culturais e identitárias, as relações e hierarquias de poder que as constituem ou que podem contribuir para contestá-las.  Ao privilegiar tais estudos o dossiê procura analisar os mecanismos específicos através dos quais as práticas corporais e esportivas produzem e transformam as normas de gênero e sexualidade, assim como as formas em que atuam para construir, e/ou pôr em xeque, noções sobre os corpos, suas aparências e potencialidades. Serão benvindas pesquisas produzidas sob variados enfoques teórico-conceituais que se interseccionalizem com a área dos Estudos de Gênero cujo escopo proponha questões analíticas sobre corporalidades e práticas esportivas, para além das constatações do sexo, do gênero e da sexualidade.

Envie seu texto!

Veja também:
    • 28 de fevereiro de 2024

      IV Simpósio de Futebol – NAVI & I Encontro INCT Estudos do Futebol Brasileiro

      • 27 de fevereiro de 2024

        Relacionando o esporte com as migrações

        • 26 de fevereiro de 2024

          Programação – III Seminário Online do Ludopédio