Chamada Dossiê História do Esporte e Espaço

Data início: 06/02/2023Data de encerramento: 30/06/2023Local: RecordeData limite inscrição: 30/06/2023

Recorde

Dossiê: História do Esporte e Espaço

 

Organizadores: Bruno Adriano Rodrigues da Silva (Unirio) e Victor Andrade de Melo (UFRJ)

 

Tratando-se de prática/fenômeno que se estruturou a partir do século XVIII, articulado com as mudanças em curso nos âmbitos social, cultural, político e econômico, não surpreende que muitos investigadores tenham se dedicado a perceber as relações entre esporte e cidade, algo inescapável dado o fato de que é fruto e constituinte de uma cultura urbana. A despeito dessa percepção generalizada, nem sempre os historiadores do esporte aprofundaram tal debate dialogando com o ferramental de áreas do conhecimento que se debruçam mais detidamente sobre os temas relativos ao espaço, entre as quais a geografia e o urbanismo, campos que, por sua vez, não obstante algumas valorosas contribuições, nem sempre dedicam maior interesse ao papel desempenhado pelas iniciativas esportivas.

Este dossiê pretende publicar artigos que aprofundem ou tenham assumidamente em conta o debate acerca das relações entre esporte e espaço, relativos a qualquer recorte temporal e espacial, bem como abordagem metodológica e conceitual. Entre outros assuntos, pretende-se receber contribuições que explicitamente considerem como tema central ou inspirador da investigação:

– As contribuições da Geografia para a História do Esporte

– As contribuições do Urbanismo para a História do Esporte

– As contribuições da Arqueologia para a História do Esporte

– Reflexões sobre a articulação entre iniciativas esportivas e produção do espaço   

– Reflexões sobre a profunda relação entre o esporte e a experiência citadina

– Reflexões sobre a espacialização das experiências esportivas

Estamos considerando a ideia de esporte em seu sentido lato, isso é, “práticas corporais institucionalizadas”, interessando também, além de todas as formas de organização do campo esportivo, reflexões sobre a dança, as lutas, as manifestações populares, os diversos tipos de ginástica, entre outros. Da mesma forma, dado o escopo da Recorde, aceitamos contribuições relativas às diversas práticas de diversão.

As submissões devem ser enviadas para o email: [email protected].

 

Data limite para submissões: até 30 de junho de 2023

Divulgação dos aceites: até 30 de agosto de 2023

Publicação do dossiêdezembro de 2023

Sobre a revista: No ar desde 2008, Recorde é a única revista latino-americana dedicada à história do esporte. Atualmente está classificada no Qualis de dez áreas de conhecimento. Endereço: https://revistas.ufrj.br/index.php/Recorde

Veja também:
    • 22 de abril de 2024

      Documentário Futebol e Política | Marrocos

      • 20 de abril de 2024

        Ciências do Esporte na América Latina e na Alemanha

        • 19 de abril de 2024

          I Colóquio sobre Geografia e Futebol