Curso sobre arte contemporânea e futebol

Data início: 20/10/2022Data de encerramento: 10/11/2022Horário de início: 19:00Horário de encerramento: 21:00Local: Plataforma Zoom

Museu do Futebol e Fundação Bienal de São Paulo oferecem curso gratuito sobre arte contemporânea e futebol

Cruzando os campos: diálogos entre arte contemporânea e futebol

Minicurso a distância acontece de 20 de outubro a 10 de novembro, sempre às quintas-feiras   

A Fundação Bienal de São Paulo, com apoio cultural do Museu do Futebol, realiza entre 20 de outubro e 10 de novembro o minicurso a distância Cruzando os campos: diálogos entre arte contemporânea e futebol, composto por quatro encontros online, com duas horas de duração cada, sempre às quintas-feiras, das 19h às 21h. Ministrado pela equipe da Fundação Bienal, com a participação de pesquisadores do Museu do Futebol e duas convidadas, o curso é gratuito e emitirá certificado para quem participar de todos os encontros. As inscrições podem ser realizadas aqui.

A partir de um mergulho na história das Bienais de São Paulo e na documentação do Arquivo Histórico Wanda Svevo, assim como no acervo do Museu do Futebol, o curso busca cruzar experiências culturais aparentemente distantes, abrindo um campo de diálogo pouco explorado, que pretende falar para e com públicos que ainda não se aproximaram da arte contemporânea, mas vivenciam a cultura do futebol. Ao mesmo tempo, aqueles que já acompanham e estão familiarizados com a programação da Bienal são convidados para conhecer um ponto de vista diferente sobre os artistas e as obras que já passaram pela mostra.

O primeiro encontro, Nacionalismos em campo: o sistema de representações nacionais nas Bienais de São Paulo e Copas do Mundo, tem como objetivo debater o contexto histórico do surgimento da Bienal de São Paulo e das primeiras edições do Campeonato Mundial de Futebol – a Copa do Mundo. O segundo encontro, Futebol e arte à brasileira: imaginários e identidades na produção artística nacional, contará com a participação de Renata Sant’Anna e nele será discutido o status de referência mundial da Seleção Brasileira de Futebol. Se o time canarinho alcançou tal façanha no universo futebolístico – posição alcançada pelos cinco títulos mundiais –, no campo das artes a produção nacional não possui o mesmo reconhecimento no âmbito da história da arte ocidental.

Em Bienais e Copas do Mundo em tempos de autoritarismo, o terceiro encontro, será discutido como as Bienais de São Paulo e as Copas do Mundo foram territórios de tensões entre a democracia e o autoritarismo. Para isso, serão abordados os governos vigentes na América Latina na segunda metade do século 20, e os instrumentos de controle das seleções nacionais e das Bienais de São Paulo. O quarto e último encontro do minicurso, Isso é arte? O que aconteceu com o futebol? – Arte contemporânea e futebol moderno, terá participação de Clara Gerchman e será destinado a um diálogo entre a arte contemporânea e o que se denomina hoje futebol moderno. Esses dois conceitos, influenciados pela globalização, acarretaram em uma profunda mudança no entendimento das artes e na estrutura do futebol.

 

Participantes convidadas:

Renata Sant’Anna é formada em Artes Plásticas na FAAP, em 1985, e mestre em Artes Visuais pela ECA/USP (2000). Desde sua graduação, trabalhou em diversos museus e instituições culturais no Brasil e no exterior. É autora de livros de arte para o público infantil e para professores. Desenvolve e coordena formações de educadores para exposições de arte em instituições culturais, produz materiais de apoio para exposições e ministra cursos de formação sobre literatura infantil e artes visuais.

Clara Gerchman é fundadora e diretora geral do Instituto Rubens Gerchman e fundadora e gestora do acervo do Instituto Tunga. É membro do Conselho da Sociedade de Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente (MII) desde 2018 e do Comitê de Coleções do ICOM (COMCOL) desde 2012. Organizadora das publicações Espaço de Emergência, Espaço de Resistência – Escola de Artes Visuais do Parque Lage 1975/1979, uma experiência radical e coletiva idealizada e dirigida por Rubens Gerchman, Editora Azougue, 2020 e O Rei do Mau Gosto, Editora JJ Carol, 2013. Autora da publicação Gestão de Acervo Artístico Privado no Brasil: um estudo de caso do Instituto Rubens Gerchman, Editora Azougue, 2015. Dá consultoria e palestras sobre memória e gestão de acervos artísticos. Estudou Arquitetura e Urbanismo e é formada em Comunicação Social pela PUC Rio.

Carga horária: 8h

80 vagas (inscrições abertas aqui)

Online, pela plataforma Zoom

Gratuito

Veja também:
    • 26 de março de 2024

      Políticas Institucionais de Memória no Âmbito da Educação Física/Ciências do Esporte: Experiências, Reflexões, Desafios e Possibilidades

      • 22 de março de 2024

        162ª Reunião do Memofut

        • 18 de março de 2024

          Futebol e ditadura militar