Debate “Esportes & Fontes Orais”

Data início: 21/10/2021Data de encerramento: 21/10/2021Horário de início: 10:00Horário de encerramento: 12:30Local: Canal da Associação Brasileira de História OralData limite inscrição: 20/10/2021

Esportes e fontes orais

Informações

A Associação Brasileira de História Oral (ABHO) e a revista História Oral convidam toda a comunidade de interessados para o debate “Esportes & Fontes Orais”. O evento tem o propósito de discutir a temática esportiva, pela primeira vez contemplada no periódico em seus mais de vinte anos de existência A proposta da mesa é mostrar os rendimentos que as práticas e representações relacionadas às atividades atléticas e às competições desportivas podem trazer para o campo da história oral no Brasil do século XXI.

O evento marca o lançamento do volume 24, número 2, da revista História Oral, de mesmo tema.


Debatedoras e debatedores convidados

André Mendes Capraro
Autor do artigo: A disseminação do Muay Thai no Brasil: narrativas e memórias dos mestres pioneiros
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (1997), mestrado e doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2007). Cursou o estágio pós-doutoral na Università Ca’ Foscari di Venezia (2012-2013). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Paraná e professor permanente do programa de Pós-Graduação em Educação Física. É vinculado ao Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva.

Raphael Rajão Ribeiro
Autor do artigo: Vai ter excursão? – Futebol de várzea, lazer popular e patrimônio cultural em Belo Horizonte (anos 1940-1980)
Possui graduação e mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e doutorado em História, Política e Bens Culturais no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas – CPDOC/FGV (2021). É técnico nível superior – patrimônio cultural – no Museu Histórico Abílio Barreto e membro editorial da Revista FuLiA (UFMG). Tem ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: belo horizonte, futebol, história do esporte, culturas urbanas e modernidade.

Marcel Diego Tonini
Autor do artigo: Reflexões teórico-metodológicas acerca do futebol e fontes orais
É doutor (2016) e mestre (2010) em História Social pela Universidade de São Paulo, sendo também bacharel (2006) e licenciado (2005) em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP – Campus de Araraquara). Integra o Núcleo de Estudos em História Oral (NEHO-USP) e o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Futebol e Modalidades Lúdicas (LUDENS-USP). É um dos editores do site Ludopédio (www.ludopedio.org.br) e integra o Conselho Editorial da Editora Ludopédio. Trabalhou como pesquisador na equipe curatorial da exposição temporária “Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa” (2021), do Museu do Futebol. Tem experiência nas áreas de Ciências Sociais e História, com ênfase em Sociologia do Esporte, Relações Étnico-raciais, História Oral e História Sociocultural do Futebol, trabalhando principalmente com os seguintes temas: futebol, racismo, xenofobia, migração, memória e identidade.


Apresentação e mediação

Bernardo Buarque de Hollanda e Lívia Gonçalves Magalhães
Organizadoras do dossiê “Esportes & Fontes Orais”

Bernardo Buarque de Hollanda e Ricardo Santhiago
Editores da revista História Oral


O evento

Dia 21 de outubro de 2021, das 10h às 12h.

O evento será transmitido online pelo YouTube da Associação Brasileira de História Oral.

Aqueles que desejarem participar obter certificação devem se inscrever até o dia 20 de outubro de 2021, neste site.

Inscreva-se!

Veja também:
    • 16 de abril de 2024

      Bola e Câmera: ferramentas alfabetizadoras em habilidades sociais

      • 15 de abril de 2024

        Da “mamãe Globo” à “revolução” da CazéTv: Padrão tecnoestético como barreira na exibição do futebol

        • 15 de abril de 2024

          Le sport, un théâtre d’affrontements de la Guerre froide