Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu) e Museu do Futebol

Data início: 31/12/1969Data de encerramento: 31/12/1969Horário de início: 09:00Horário de encerramento: 17:00Local: Estádio do Pacaembu

jornadapatrimonio2017

A construção do complexo esportivo do Pacaembu, em terreno doado pela Companhia City à Prefeitura de São Paulo, tem como pano de fundo a política de desenvolvimento social da primeira metade do século 20, apoiada em atividades culturais, sociais e esportivas.

Sua arquitetura se caracteriza pelo despojamento ornamental, por linhas geométricas puras, características de fundamentos clássicos e rigor nas proporções, com uma entrada monumental.

Em forma de “U”, o estádio comportava 70 mil torcedores na época da sua fundação. Implantado em uma vale natural, parte das arquibancadas estão apoiadas diretamente no solo. O campo era circundado por uma pista de atletismo.

Além do estádio, possui ginásio poliesportivo, pista de atletismo, piscina olímpica. Na frente, foi instalada a Praça Charles Miller. O estádio também possuía uma grandiosa concha acústica para concertos, que foi derrubada para ampliação da arquibancada, apelidado de tobogã.

Inaugurado em 1940, centralizou as competições dos IV Jogos Pan-Americanos. Foi palco de clássicos do futebol paulista e usado especialmente pelo Corinthians, até a inauguração de seu próprio estádio, em Itaquera.

Em 2008, foi inaugurado o Museu do Futebol, embaixo das arquibancadas amarela e verde, e o seu percurso permite visualizar desde o lado inverso das arquibancadas, como a escala grandiosa da engenharia de acomodação do edifício ao terreno do vale.

Durante a visita ao Museu, os participantes conhecerão fatos interessantes da história do bairro, desde a sua formação até hoje em dia.

Data – 19 de agosto (sábado)
Visitação – Aberto ao público, das 9h às 17h
Visita guiada às 11h, no sábado
Inscrições pelo e-mail [email protected], até 18 de agosto. Até 20 pessoas

Veja também:
    • 16 de abril de 2024

      Bola e Câmera: ferramentas alfabetizadoras em habilidades sociais

      • 15 de abril de 2024

        Da “mamãe Globo” à “revolução” da CazéTv: Padrão tecnoestético como barreira na exibição do futebol

        • 15 de abril de 2024

          Le sport, un théâtre d’affrontements de la Guerre froide