Exposição “A Primeira Estrela” – O Brasil na Copa de 1958

Data início: 31/12/1969Data de encerramento: 29/03/1200Horário de início: 09:00Horário de encerramento: 17:00Local: Museu do Futebol

primeiraestrela

O mundo mudou para o Brasil em 1958. A Copa disputada na Suécia enterrou o complexo de vira-latas e apresentou ao mundo elementos que até hoje formam a identidade futebolística do país, como o uniforme azul e a dupla Pelé e Garrincha.

No aniversário de 60 anos daquela conquista, o Museu do Futebol resolveu revisitá-la e montou uma exposição audiovisual e interativa para falar sobre a Copa de 1958 e as transformações que ela trouxe ao país e ao futebol.

São imagens do fotojornalista Antonio Lúcio na preparação da seleção brasileira em Poços de Caldas (MG) e entrevistas com seis campeões mundiais (Pelé, Nilton Santos, Bellini, Joel, Didi e Vavá) captadas pelos cineastas João Moreira Salles e Arthur Fontes nos anos 1990, por exemplo. Tudo com muito material inédito sobre uma Copa que não foi transmitida na televisão brasileira. Venha ver o que o país só ouviu pelo rádio!

A exposição “A primeira estrela: o Brasil na Copa de 1958” tem patrocínio do Banco Itaú. O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Estado da Cultura e é gerido pelo IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, Organização Social de Cultura. O museu conta com patrocínio máster da Motorola e patrocínio do Grupo Globo, e seu Programa Educativo conta com o patrocínio do Pontofrio/Fundação Via Varejo, todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Veja também:
    • 26 de março de 2024

      Políticas Institucionais de Memória no Âmbito da Educação Física/Ciências do Esporte: Experiências, Reflexões, Desafios e Possibilidades

      • 22 de março de 2024

        162ª Reunião do Memofut

        • 18 de março de 2024

          Futebol e ditadura militar