Futebol e Ditadura

Data início: 31/12/1969Data de encerramento: 31/12/1969Horário de início: 14:00Local: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP

1968 cartaz-1

O futebol e sua relação política é tema da mesa Futebol e Ditadura Militar, que terá a participação dos professores Flávio de Campos, do Departamento de História da FFLCH e coordenador científico do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Futebol e Modalidades Lúdicas (Ludens) da USP, José Paulo Florenzano (PUC-SP), Sérgio Settani Giglio (Unicamp) e Denaldo Alchorne (Instituto Federal Fluminense). Segundo o professor Flávio de Campos, a mesa vai tratar das interfaces entre futebol e política no Brasil no período que antecede a conquista e também posterior à conquista do tricampeonato mundial de futebol, no México, em 1970. “Evidentemente o panorama político internacional vai ser abordado, com o impacto das tensões no México durante os Jogos Olímpicos de 1968, e questões mais gerais relativas às manifestações e tensões políticas envolvendo o futebol europeu.”

Os Jogos Olímpicos no México, que ocorreram em 1968, dez dias depois do massacre da Praça de Tlatelolco, em 2 de outubro, que por pouco não resultou no seu cancelamento, são lembrados por sua ebulição política. Um gesto – de dois atletas afro-americanos que subiram ao pódio erguendo o punho fechado com luvas pretas, em uma saudação utilizada pelo movimento Black Power e pelos Panteras Negras em apoio ao movimento dos direitos civis nos Estados Unidos – até hoje é considerado o mais emblemático e político na história dos Jogos Olímpicos. No futebol, o Brasil não teve muita sorte, o que foi compensado em 1970 com a conquista do tricampeonato na Copa do Mundo no México. Segundo o professor, a intenção da mesa “é estabelecer relações e nexos entre futebol e política no Brasil e fora dele”.

Veja também:
    • 22 de abril de 2024

      Documentário Futebol e Política | Marrocos

      • 20 de abril de 2024

        Ciências do Esporte na América Latina e na Alemanha

        • 19 de abril de 2024

          I Colóquio sobre Geografia e Futebol