Futebol e fotojornalismo no Brasil

Data início: 31/12/1969Data de encerramento: 31/12/1969Horário de início: 19:00Horário de encerramento: 21:00Local: IMS Paulista

Descrição

Professores: José Carlos Marques, Juca Kfouri, Bernardo Buarque (org.) e Celso Unzelte.

[curso Futebol e fotojornalismo no Brasil]

Uma travessia panorâmica acerca da história do futebol no século XX e da vida social brasileira no período, tendo por base expoentes do fotojornalismo no Brasil. Cada encontro aborda aspectos técnicos, estéticos, históricos e esportivos de um fotógrafo, veículo ou período.

O curso tem 4 aulas e será realizado às quartas-feiras, das 19h às 21h, nos dias 11, 18 e 25 de setembro e 2 de outubro. 
Só receberá certificado de participação o aluno que estiver presente em pelo menos 3 dos encontros (a presença será computada em até 30 minutos depois do início da aula).

Este curso não exige conhecimento prévio acerca dos temas que serão abordados.

PROGRAMA

11/9 – Introdução ao fotojornalismo esportivo: imagens fotográficas e narrativas jornalísticas na imprensa brasileira, com José Carlos Marques
O fotojornalismo esportivo nas capas de diários impressos brasileiros. A importância da imagem para a construção de narrativas jornalísticas a partir de discursos verbais e não verbais. A contribuição de Domício Pinheiro e Reginaldo Manente para a memória imagética do futebol.

18/9 – Thomaz Farkas e o estádio do Pacaembu, com Juca Kfouri.
A estética do fotógrafo húngaro na construção de imagens do primeiro estádio público do país. O imaginário nacional e futebolístico na década de 1940. O papel do fotojornalismo na imprensa esportiva brasileira do período.

25/9 – José Medeiros e a Copa de 1950, com Bernardo Buarque
A estética do fotógrafo piauiense na produção de imagens no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. A realização da Copa do Mundo de 1950 no Brasil e seu registro imagético. A construção de um olhar em preto e branco sobre o futebol brasileiro e carioca na década de 1950 pelas lentes de Medeiros.

2/10 – A fotografia nos periódicos esportivos: um panorama do século XX aos dias atuais, com Celso Unzelte.
A evolução (ou involução?) da estética do futebol pelas fotos publicadas em revistas especializadas ao longo dos últimos 100 anos, passando também pelos seguintes títulos: A Cigarra Sportiva (1917), Sports (1919), Sport Illustrado (1938), O Globo Sportivo (1938), A Gazeta Esportiva Ilustrada (1953), Manchete Esportiva (1955) e Revista do Esporte (1959), além das diversas fases da própria Placar, até os dias atuais.

PROFESSORES

José Carlos Marques é professor do programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Ciências Humanas da Unesp (campus de Bauru). Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e líder do GECEF (Grupo de Estudos em Comunicação sobre Esporte e Futebol).

Bernardo Buarque é professor da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV-CPDOC). Pós-doutor pela University of Birmingham e autor do livro O descobrimento do futebol: modernismo, regionalismo e paixão esportiva em José Lins do Rego.

Juca Kfouri é cientista social e jornalista formado na Universidade de São Paulo. Foi editor das revistas Placar e Playboy. Atualmente é cronista do jornal Folha de S.Paulo e comentarista do canal ESPN, da rádio CBN e do portal UOL. É autor de Confesso que perdi: memórias.

Celso Unzelte é jornalista, mestre em Comunicação e professor da Faculdade Cásper Líbero. Foi editor das revistas Placar e Quatro Rodas. Atualmente é comentarista esportivo da ESPN e do programa Cartão Verde, da TV Cultura. Publicou 14 livros sobre o futebol e sua história.


Perguntas frequentes

Há exigências de idade mínima para entrar no evento? Idade mínima de 16 anos.

Quais são minhas opções de transporte/estacionamento para chegar ao evento? 

Metrô: próximo às estações Consolação (Linha Verde) e Paulista (Linha Amarela).

Ônibus: pontos na rua da Consolação e na avenida Paulista, com várias opções de linhas.

Estacionamento: não há estacionamento no local, apenas vagas especiais para pessoas com deficiência.

Como posso entrar em contato com o organizador se tiver perguntas? Pelo email cursos.paulista@ims.com.br.

Qual é a política de reembolso? É permitido solicitar o reembolso integral até 7 dias antes da data de início do evento.

Preciso levar meu ingresso impresso para o evento? Não é necessário levar o ingresso impresso, apenas um comprovante de identidade.

Posso atualizar as informações da minha inscrição? A atualização de informações pode ser feita até 1 dia antes do início do curso.

Minha taxa de inscrição ou o ingresso podem ser transferidos? A transferência da matrícula pode ser feita até 1 dia antes do início do curso. Após o início do mesmo, não é possível fazer a transferência.

O nome no meu ingresso ou na minha inscrição não coincide com o nome do participante. Há algum problema? Sim, é preciso que o nome da matrícula seja o mesmo de quem irá frequentar o curso. Caso tenha comprado o curso para outra pessoa, é possível fazer a transferência do mesmo até 1 dia antes do início do curso.

Quem tem direito a meia-entrada? Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos, mediante apresentação de documento comprobatório no dia do evento.

Veja também:
    • 23 de maio de 2024

      Palestra com Aira Bonfim – Futebol feminino no Brasil

      • 23 de maio de 2024

        164ª Reunião do Memofut

        • 20 de maio de 2024

          RIFA DE LIVROS de futebol para ajudar o Rio Grande do Sul