Futebol, Linguagem e arte – Museu do Futebol: origem, pesquisa e perspectivas

Data início: 31/12/1969Data de encerramento: 31/12/1969Horário de início: 11:00Local: CCBM - Centro Cultural Brasil Moçambique

O Seminário Futebol, Linguagem e Artes pretende mostrar um panorama do futebol brasileiro no âmbito da pesquisa, linguagem, arte, memória e edição.

A entrevista abordará as origens da fundação do Museu do Futebol, inaugurado em 2008 no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, com o foco na investigação, na preservação da memória e na comunicação, procurando destacar esse futebol como uma potente expressão da cultura brasileira.

Camila Aderaldo é graduada em História pela USP, mestranda em museologia pela PPGMUS mesma universidade. Coordena, desde 2016, o Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) do Museu do Futebol, setor responsável pelo desenvolvimento de pesquisas e gestão dos acervos. Atua nessa instituição desde 2011, dedicando-se a atividades relacionadas a pesquisa, documentação, exposições e eventos. Possui como áreas de interesse: patrimônio, museus e centros de memória.

Gustavo Cerqueira Guimarães é doutor e mestre em Estudos Literários pela UFMG e graduado em Psicologia e Letras pela PUC-Minas. Realizou a pesquisa de pós-doutorado “A tabelinha entre o futebol e outras práticas poéticas no Brasil” pela UFMG/PNPD-Capes (2013-2018). Elaborou a pesquisa de conteúdo da exposição de longa duração das salas “Futebol e outras Artes” e “Os Imortais do Futebol” para o Museu do estádio do Mineirão (2013). Atualmente, exerce o Leitorado pelo Itamaraty em Maputo, Moçambique, onde atua como pesquisador e professor de literatura, arte e cultura brasileiras na UEM e no CCBM. Recentemente, coorganizou o livro de ensaios “Futebol: fato social total” (2020) e realizou a direção e atuação da vídeo-performance “Lançou a palavra: São Victor do Horto opera milagre em Assunção” (CineFoot, 2018). É coeditor da “FuLiA/UFMG”, revista sobre Futebol, Linguagem, Artes e outros Esportes.

Veja também:
    • 16 de abril de 2024

      Bola e Câmera: ferramentas alfabetizadoras em habilidades sociais

      • 15 de abril de 2024

        Da “mamãe Globo” à “revolução” da CazéTv: Padrão tecnoestético como barreira na exibição do futebol

        • 15 de abril de 2024

          Le sport, un théâtre d’affrontements de la Guerre froide