GEFuT Convida – Elcio Cornelsen

Data início: 29/11/2021Data de encerramento: 29/11/2021Horário de início: 19:00Local: Zoom

GEFuT Convida - Elcio Cornelsen

O GEFuT Convida é uma roda de debates organizada desde 2009 pelo Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFuT – UFMG). Nossa proposta é o diálogo com pessoas de qualquer área do conhecimento relacionada ao futebol, com o objetivo de expandir as reflexões acerca de temáticas específicas, auxiliando nas pesquisas realizadas pelo grupo.

Em meio à situação emergencial que vivemos, a possibilidade de transpor a atividade para o meio online tornou-se a única forma de sua continuidade neste momento. Os encontros via plataforma de reuniões nos possibilita, ampliar o público alcançado para a comunidade externa à UFMG, transformando o GEFuT Convida em um ciclo de palestras com o objetivo de fomentar o debate sobre os estudos do futebol no que estes tocam as experiências de lazer e relações sociais em diversas localidades do Brasil.

Receberemos o Prof. Elcio Loureiro Cornelsen, coordenador do Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes (FULIA), para uma conversa sobre experiência, memória e História à luz do pensamento de Walter Benjamin.

Esse encontro acontecerá no dia 29/11, ás 19h, via Zoom e o endereço será enviado para os inscritos no dia do evento.

 

Elcio Loureiro Cornelsen é Professor Titular da Faculdade de Letras da UFMG e atua em dois Programas de Pós-Graduação: “Estudos Literários”, na Faculdade de Letras e, respectivamente, “Estudos do Lazer”, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e coordenador do Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes (FULIA). Possui Pós-Doutorado em Estudos Organizacionais pela FGV (2005), em Teoria e História Literária pela UNICAMP (2010) e em História Comparada pela UFRJ (2018). É doutor em Estudos Germanísticos pela Freie Universität Berlin, Alemanha (1999). De 2006 a 2016, foi membro do Núcleo Walter Benjamin (FALE/UFMG), e desde 2011 é membro do Núcleo de Estudos de Guerra e Literatura (FALE/UFMG). Desde 2000, também é membro do Grupo Integrado de Pesquisa Literatura e Autoritarismo (UFSM-RS) e, desde 2019, colabora com o NEPAT BR – Núcleo de Estudos Brasileiros de Nazismo e Holocausto (FAFICH/UFMG). Entre outras obras, coorganizou os livros Literatura e guerra (Ed. UFMG, 2010), Limiares e Passagens em Walter Benjamin (Ed. UFMG, 2010), Futebol, Linguagem, Artes, Cultura e Lazer (Ed. Jaguatirica, 2015) e Memórias da Segunda Guerra Mundial: imagens, testemunhos, ficções (Ed. Jaguatirica, 2018).

Inscreva-se!

Veja também:
    • 26 de março de 2024

      Políticas Institucionais de Memória no Âmbito da Educação Física/Ciências do Esporte: Experiências, Reflexões, Desafios e Possibilidades

      • 22 de março de 2024

        162ª Reunião do Memofut

        • 18 de março de 2024

          Futebol e ditadura militar