História, Conceitos e Futebol – Racismo e modernidade no futebol fora do eixo

Data início: 18/06/2022Data de encerramento: 18/06/2022Horário de início: 14:00Horário de encerramento: 16:00Local: CPF SescData limite inscrição: 18/06/2022

História, Conceitos e Futebol - Racismo e modernidade no futebol fora do eixo

Programa

A palestra apresenta o livro “História, conceitos e futebol – racismo e modernidade no futebol fora do eixo, 1889 – 1912, de Ricardo Pinto dos Santos, que tem por objetivo analisar comparativamente a chegada e o desenvolvimento do futebol em Porto Alegre e Salvador, entre os anos de 1889 e 1912.

Analisa se o racismo foi uma experiência comum nestas cidades e de que modo ela esteve presente na estrutura esportiva, especificamente do futebol, e nas novas sociabilidades que se gestavam. Outro ponto debatido foi a convergência entre o processo de modernização urbana de Porto Alegre e Salvador junto ao desenvolvimento do futebol. Neste caso, apontando para as suas especificidades e, sobretudo, para as diferentes formas de se vivenciar a modernidade, um conceito complexo, mas que, nos desafiamos a tratar no livro.

Concomitantemente, faremos também um debate sobre a autonomia do futebol das duas cidades partindo dos pressupostos encontrados nas histórias contadas nos clássicos sobre o futebol que atribuíram às cidades do Rio de Janeiro e São Paulo um papel determinante para o futebol em todo o Brasil.

Na pesquisa foi analisado um conjunto de fontes primárias (jornais, revistas e documentações dos clubes) e secundárias (livros, teses, dissertações e monografias) sobre as quatro cidades. Desse modo, buscou-se avançar na produção historiográfica do futebol pelo Brasil que, ao longo do tempo, assumiram as histórias futebolísticas do eixo Rio-São Paulo como sendo as principais, às vezes as únicas, fontes para se entender o esporte no Brasil.

Pretende-se com o Futebol fora do eixo ajudar na compreensão ampliada do futebol brasileiro, que majoritariamente foi pensando a partir de uma geografia limitada.

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
 
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail [email protected], após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
 
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/5 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
 
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
 
** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail [email protected]
 
*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

 

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: [email protected]

(Arte: Divulgação)

 

Palestrantes

Ricardo Pinto dos Santos

Ricardo Pinto dos Santos

Doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ. Atua a mais de 20 anos produzindo sobre racismo e violência no esporte.
(Acervo Pessoal)


Dias e Horários

Sábado, 14h às 16h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 26/5, até o dia 18/6.
Enquanto houver vagas.

Local

 

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar
Bela Vista – São Paulo.

 

Valores

 

Grátis

 

 Inscreva-se agora

Veja também:
    • 22 de abril de 2024

      Documentário Futebol e Política | Marrocos

      • 20 de abril de 2024

        Ciências do Esporte na América Latina e na Alemanha

        • 19 de abril de 2024

          I Colóquio sobre Geografia e Futebol