História Oral e esporte

Data início: 31/12/1969Data de encerramento: 31/12/1969Local: Associação Brasileira de História Oral (ABHO)

História Oral e esporte

A Associação Brasileira de História Oral (ABHO) e a Universidade da Região de Joinville, em parceria com o Arquivo Histórico de Joinville, convidam para o XI Encontro Regional Sul de História Oral (ERSHO), que acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de agosto de 2021, na cidade de Joinville, em Santa Catarina.

Tendo por tema “História Oral, sociedade e meio ambiente”, no Encontro, pretende-se refletir, discutir e compartilhar conhecimentos e perspectivas interdisciplinares a respeito da metodologia da História Oral, procurando evidenciar a sua pertinência tanto para o estudo quanto para a proposição de soluções para desafios sociais emergentes de usos e abusos do meio ambiente (em suas dimensões integrais: humanas e não-humanas).

Para enfrentar a amplitude e a complexidade das questões que envolvem o seu tema, o ERSHO pretende promover conferências, palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas/workshops, lançamento de livros e materiais didáticos, visitas técnicas, filme debate e simpósios temáticos com apresentações de numerosas comunicações científicas (pôster e comunicação oral).

Além dos(as) sócios(as) da ABHO, o evento contará com a presença de profissionais da Educação Básica, profissionais de espaços de memória (museus, arquivos, memoriais, Laboratórios e centros de documentação), gestores públicos e privados, professores universitários, pesquisadores, graduandos, mestrandos e doutorandos de diferentes áreas do conhecimento, mas que possuem em comum o interesse pela metodologia da História Oral e/ou pela temática do evento.

Em sua 11ª edição, o ERSHO terá um formato diferenciado, oportunizando aos seus inscritos a participação em atividades online ou presenciais, sendo as últimas limitadas a um número reduzido e controlado de participantes, bem como ofertadas apenas se estiverem em conformidade com os protocolos de biossegurança relativos à Pandemia da COVID-19. Além da transmissão online de conferências, palestras e mesas-redondas, os(as) inscritos(as) também poderão optar por participar de minicursos, oficinas/workshops, simpósios temáticos, lançamentos de livros e exposição de material didático de maneiras online ou presencial.

ST 03. História Oral e esporte

Coordenadores:
André Mendes Capraro (UFPR – Universidade Federal do Paraná)

Resumo: Ao longo do século XX e início do XXI, o esporte se tornou uma prática representativa da cultura global, embora, ressalta-se, mantendo características locais, enquadrando-se naquilo que Richard Giulianotti chamou de glocalização. Não causa espanto, assim, que este protagonismo global despertasse o interesse do mundo acadêmico. No caso específico das pesquisas em história do esporte, dentre as diversas possibilidades de manuseio de fontes, a apropriação da memória como objeto de pesquisa, por meio da oralidade, é uma das que se destacam. Surgiu, então, nas últimas décadas, um grupo de pesquisadores especializados em esportes e interessados nas fontes orais. Sobressaem-se, neste sentido, os projetos de Bernardo Buarque de Hollanda desenvolvido no CPDOC da Fundação Getúlio Vargas, de Silvana Goellner na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o do Centro de Memória do Esporte (CEME-UFRGS), iniciado e, atualmente, dirigido por Janice Zarpellon Mazo. Iniciativas que associam o esporte à História Oral, em proporções e estágios variados, também foram desenvolvidas em países como Estados Unidos da América, Inglaterra, Itália, Grécia, Alemanha, França, México, Chile, Cabo Verde, Angola, Japão, Austrália, Nova Zelândia, entre outros, com menor impacto. A História Oral permite uma compreensão do esporte, seja história de vida ou temática, a partir das lembranças de pessoas que vivenciaram intensamente o assunto pesquisado. São indivíduos que, de um modo ou outro, podem proporcionar uma nova visão – bastante próxima, por sinal – sobre o tema em questão. Geralmente, tais reminiscências exasperaram sentimentos diversos e, ao serem interpretadas como memória, possibilitam análises inovadoras: a construção de identidades (grupais, nacionais, regionais, clubísticas, etc.), o estabelecimento de padrões estéticos (corporais, motores, estratégicos), os usos religiosos, sociais e ideológicos, enfim… São bem-vindas pesquisas sobre os seguintes assuntos (embora, outras não sejam descartadas): 1. As diferentes identidades formadas no ambiente esportivo. 2. As relações de gênero no esporte. 3. Questões raciais associadas ao esporte. 4. Os estilos de vida e suas respectivas modalidades esportivas. 5. Condições internas de funcionamento do esporte manifestas pelos seus agentes. 6. A relação entre esporte, lazer e turismo.

Inscreva-se!

Veja também:
    • 16 de abril de 2024

      Bola e Câmera: ferramentas alfabetizadoras em habilidades sociais

      • 15 de abril de 2024

        Da “mamãe Globo” à “revolução” da CazéTv: Padrão tecnoestético como barreira na exibição do futebol

        • 15 de abril de 2024

          Le sport, un théâtre d’affrontements de la Guerre froide