II Seminário Internacional LEME – Jogos Olímpicos, Mídia e Cultura

Data início: 31/12/1969Data de encerramento: 31/12/1969Horário de início: 14:00Horário de encerramento: 21:00Local: RAV 112 – 11º Andar | Auditório PPGCom 10º Andar

 

uerj-jo

  1. Justificativa

 

O Seminário Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Cidade, mídias e identidades organizado pelo Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (LEME-Uerj), é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Esporte e Cultura (cadastro no CNPq desde 1998). O Rio de Janeiro sediou em agosto deste ano os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que gerou impactos ao cotidiano da cidade, promovendo inúmeros discursos nos meios de comunicação. Diante de uma quantidade crescente de informação, faz-se imperativo refletir sobre esses dados e o que eles nos dizem. Pensar o esporte e as identidades, nesse contexto, afeta nossa percepção sobre o Brasil e sobre o Rio de Janeiro. Os pesquisadores convidados para o seminário são referências na área de esporte e contribuirão para construirmos um olhar crítico sobre os megaeventos esportivos.

O Grupo de pesquisadores do Laboratório de Estudos e Mídia em Esportes – LEME da UERJ, se propõe a uma avaliação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos realizados recentemente no Rio de Janeiro. Esses megaeventos esportivos possibilitam e convidam para uma reflexão que, partindo dessas competições e do contexto de sua realização, se estenda para aprofundar a necessária ampliação do foco de estudos sobre as práticas esportivas. Essa ampliação pressupõe a promoção de um debate acerca dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos analisados partir de perspectivas diversas advindas dos diferentes atores sociais neles envolvidos.

O evento será filmado de modo a compor o arquivo de memória do Laboratório de Estudos em Mídia e Esportes – LEME. Serão realizadas breves entrevistas com participantes das Mesas-redondas. Após edição, as entrevistas poderão ser disponibilizadas no canal do Youtube do Laboratório e em outras plataformas como o Blog Comunicação, Esporte e Cultura, contribuindo assim para a divulgação de inciativas acadêmicas voltadas para os estudos e pesquisas sobre o esporte. O evento terá o Fórum de pesquisas em Comunicação Esporte e Cultura que tem como objetivo reunir os integrantes do Grupo Comunicação Esporte e Cultura interessados em apresentar suas pesquisas de modo a promover a divulgação e o diálogo acadêmico. Serão recebidos trabalhos vinculados a temáticas relativas aos megaeventos esportivos.

O LEME, promotor do evento, foi instituído na Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ) com o apoio de edital do CNPq. Trata-se de um projeto vinculado à pesquisa científica no âmbito das Ciências Sociais Aplicadas, resultado de um trabalho desenvolvido há 15 anos pelo Grupo de Pesquisa Esporte e Cultura, cadastrado no CNPq e na Sub-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UERJ. Este Grupo de Pesquisa formou-se em 1998 e está fundamentado no trabalho de ensino e pesquisa realizado por docentes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) e dos cursos de graduação da FCS.

Instalado e equipado o laboratório, seu objetivo principal é a difusão do conhecimento acadêmico ao grande público, o fortalecimento do referido grupo de pesquisa e o estabelecimento de laços com professores e pesquisadores de outras IES do Brasil e do exterior. Para tanto, nos valemos de seminários virtuais (disponíveis em um canal do Youtube[1] e no blog do grupo[2]), publicações de livros e cursos de extensão – no campo da Comunicação, pretendemos nos tornar um Centro de referência na pesquisa da interface entre mídia e esporte.

A Faculdade de Comunicação Social da UERJ proporciona, por meio do referido grupo de pesquisa, um lugar de profundo interesse em desenvolver novas metodologias, criar referências bibliográficas e estudar perspectivas teóricas que fundamentem o estudo de objetos empíricos na interseção da comunicação e esporte. Inclusive, na graduação, são oferecidas as disciplinas eletivas “Comunicação e Esporte” e “Cinema e Esporte” (como “Tópicos Especiais”) e, na pós-graduação stricto sensu, Tópicos Especiais em Comunicação e Esporte – todas ministradas pelo coordenador do LEME, Ronaldo Helal. As atividades do LEME se articulam principalmente com a linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação (stricto sensu) em Comunicação da FCS/UERJ − “Cultura de Massa, Cidade e Representação Social”.

  1. Membros do comitê científico

 

  • Ronaldo George Helal – Temas: idolatria, identidade nacional, futebol, Copa do Mundo e comunicação

Professor associado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e coordenador do LEME. Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980), graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Sociologia – New York University (1986) e doutorado em Sociologia – New York University (1994). É pesquisador 1-C do CNPq, Pós-Doutor em Ciências Sociais pela Universidad de Buenos Aires (2006). Foi vice-diretor da Faculdade de Comunicação Social da Uerj (2000-2004) e coordenador do PPGCOM/Uerj (2002-2004).Foi chefe do Departamento de Teoria da Comunicação da FCS/Uerj diversas vezes e membro eleito do Consultivo da Sub-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Uerj por duas vezes. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: futebol, mídia, idolatria e cultura brasileira. É coordenador do grupo de pesquisa Esporte e Cultura (www.comunicacaoeesporte.com). Publicou 6 livros e mais de 90 artigos em capítulos de livros e em revistas acadêmicas da área, no Brasil e no exterior.

Hugo Rodolfo Lovisolo – Temas: comunicação, jornalismo esportivo, cultura, educação e desenvolvimento local.

Possui graduação em Sociologia – Universidad de Buenos Aires (1969), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987). Pós-doutorado em Ciências dos Esportes pela Universidade do Porto. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Mestrado em Desenvolvimento Social da UNISUAM. Tem experiência na área de antropologia e sociologia da ciência, educação, educação física, ciências dos esportes.

  1. Membros da organização

 

Coordenação: Prof. Dr. Ronaldo G. Helal

Leda Costa (Pós-Doutoranda do PPGCOM/UERJ)

Fausto Amaro (Doutorando do PPGCOM/UERJ)

Juan Silvera (Mestrando do PPGCOM/UERJ)

[1] Disponível em: < https://www.youtube.com/user/ComEspCul>.

[2] O blog está hospedado no endereço www.comunicacaoeesporte.com desde 10 de outubro de 2010 e funciona como um importante instrumento de divulgação e intercâmbio de ideias e análises com pesquisadores de outras IES. Possuía mais de 256 textos publicados, 81 mil visualizações, 365 comentários, 301 assinantes recebendo atualizações semanais e 235 curtidas no Facebook em meados de maio de 2013.

Veja também:
    • 19 de abril de 2024

      I Colóquio sobre Geografia e Futebol

      • 16 de abril de 2024

        Bola e Câmera: ferramentas alfabetizadoras em habilidades sociais

        • 15 de abril de 2024

          Da “mamãe Globo” à “revolução” da CazéTv: Padrão tecnoestético como barreira na exibição do futebol