II Seminário Online do Ludopédio – Futebol na sala de aula e para além das quatro linhas

Data início: 17/09/2022Data de encerramento: 17/09/2022Horário de início: 10:00Horário de encerramento: 20:00Local: Ludopédio (YouTube)Data limite inscrição: 15/08/2022

O Ludopédio organizará, em parceria com o Instituto Federal de Rondônia – Campus Cacoal, o seu segundo evento acadêmico: Futebol na sala de aula e para além das quatro linhas.

O objetivo é colocar em discussão como o futebol (e demais esportes) pode ser trabalhado em sala de aula pelas diversas disciplinas da Educação Básica.

No dia 17 de setembro de 2022, sábado, das 10h às 20h, professoras e professores poderão apresentar relatos de experiência, linhas de trabalho e propostas didáticas de como trabalhar o futebol em sala de aula e em diferentes disciplinas (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Física, Biologia, Educação Física etc.).

O evento será online, gratuito e transmitido ao vivo no YouTube. Tal como as demais frentes de trabalho do Ludopédio, o evento será um espaço democrático para a livre troca de ideias e opiniões, sempre a partir de um olhar crítico sobre os esportes no Brasil.

Professoras e professores, de todas as disciplinas curriculares, podem enviar suas propostas de apresentação. Se você é docente e quer apresentar seu trabalho durante o evento, preencha o formulário disponível NESTE LINK.

No formulário, além de algumas informações pessoais básicas, há um campo “Resumo”. Escreva um resumo (de até 500 palavras), descrevendo o projeto, trabalho, experiência ou plano de aula desenvolvido.

Propostas podem ser enviadas até 15 de agosto de 2022.

Para não perder nada do que vai rolar no dia do evento, e das outras ações do Ludopédio, inscreva-se em nosso canal no YouTube e ative as notificações. Lembrando que haverá certificado para os participantes.

Sobre as inscrições

Prazo para inscrições: 15 de agosto de 2022

Formulário: acesse o link

Valor: gratuito

Contato (dúvidas e informações): [email protected]

Sobre o evento

Data do evento: 17 de setembro de 2022

Horário: 10h às 20h

Onde: evento online gratuito (com entrega de certificados de participação).

Transmissão pelo canal do Ludopédio no Youtube

Organização: Ludopédio e Instituto Federal de Rondônia – Campus Cacoal

Objetivos

A escola é um espaço que se pretende democrático e inclusivo. De um lado, como espaço democrático, as decisões na escola, tanto curriculares como didático-pedagógicas, surgem dos diálogos entre esses agentes que trazem conhecimentos e experiências das contradições existentes na sociedade. São essas contradições que produzem, sobretudo, as transformações históricas e culturais pelas quais passamos. Essas transformações desdobram-se em posturas educacionais. Por outro, enquanto espaço inclusivo, a escola também se abre aos diferentes modos de ser e estar mundo, sendo espelho da sociedade a qual pretende não só formar, mas também transformar, sempre para melhor.

Para que essas duas características da escola sejam reais e não apenas um discurso político eloquente, é necessário que se materializem em práticas e ações eficazes. A sala de aula, como universo microscópico da escola, torna-se o principal lócus de materialização desses discursos. Por conseguinte, outros espaços, quando submetidos ao olhar pedagógico e sistemático dos processos formativos, também se transformam, assim como a sala de aula, em lócus de realização dos ideais democráticos e inclusivos.

O II Seminário do Ludopédio tem como proposta pensar o futebol (e os esportes, de modo geral) como uma das unidades temáticas que pode, de alguma forma, possibilitar o registro de discussões mais abrangentes sobre assuntos relacionados a tramas sociais históricas e contemporâneas e, assim, escapar dos discursos e determinações curriculares, didáticas e avaliativas comumente realizadas na escola. Que outros conceitos e discussões cabem no esporte?

É impossível desarticular a formação científica com a formação humanística que surge justamente do olhar sobre assuntos que intersecciona gênero, raça, etnia, religião, política, economia etc. Como o futebol ajuda a compreender as dinâmicas políticas, econômicas e socioculturais no Brasil? As disciplinas das áreas de Exatas e Biológicas podem se valer do futebol e outras modalidades esportivas para desenvolver novas metodologias e abordagens didáticas? Como os esportes podem contribuir com debates e lutas por uma educação antiracista, antissexista e anti-homofóbica? Essas angústias que vão muito além da sala de aula, nos envolvem, enquanto docentes, no trabalho diário com adolescentes e jovens nos diferentes contextos de formação. Afinal, somos chamados ao desafio de formarmos cidadãos críticos, conscientes de seus direitos e deveres, mas também capazes de respeitar as diferenças e transformar a sociedade da qual participamos.

Veja também:
    • 16 de abril de 2024

      Bola e Câmera: ferramentas alfabetizadoras em habilidades sociais

      • 15 de abril de 2024

        Da “mamãe Globo” à “revolução” da CazéTv: Padrão tecnoestético como barreira na exibição do futebol

        • 15 de abril de 2024

          Le sport, un théâtre d’affrontements de la Guerre froide