IV Encontro Interdisciplinar em Sociologia do Esporte

Data início: 31/12/1969Data de encerramento: 31/12/1969Horário de início: 09:30Horário de encerramento: 19:00Local: Sala Alfredo Bosi - Universidade de São Paulo

A quarta edição do Encontro Interdisciplinar em Sociologia do Esporte tem como objetivo aprofundar algumas temáticas referentes às práticas esportivas e suas significações culturais, questionando o seu papel como indicador de repertórios de identidade num universo assinalado por disputas políticas e simbólicas. A discussão será centrada em torno de três eixos temáticos: tecnologias, patrimônio e políticas públicas.

A intenção é apresentar uma reflexão sobre o esporte na sociedade contemporânea, promovendo a melhoria e a interação da produção científica e tecnológica nacional, com a cooperação científico-acadêmica destinados à pós-graduação e parceiros internacionais.

Tendo em vistas as temáticas que serão desenvolvidas pelos palestrantes, pretende-se também promover a divulgação da produção científica e tecnológica incentivando a inovação e a geração de conhecimentos, com parcerias e produtos, como a publicação, a partir das exposições, do livro eletrônico “Esporte: organização e entidades”, e que estará disponível no Portal de Livros Abertos e Livres da USP.

Inscrições

Evento público e gratuito | Com inscrições prévias

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Programação

27/11

10:00: Solenidade de Abertura

Diretor do Instituto de Estudos Avançados

Coordenadores do Evento 

10:30 Conferência de Abertura: New Development Frontiers? The Role of Youth, Sport and Cultural Interventions

Coordenação: Billy Graef Bastos (FURGS)

Professor Richard Giullianotti (LOUGHBOROUGH UNIVERSITY)

14:00 Mesa redonda: “Engenharia, inteligência artificial, estratégias de prova, novos conhecimentos científicos, Como tudo isso é aplicado ao esporte?

Coordenação: Prof. Dr. Fernando Henrique Magalhães (EACH-USP)

Prof. Dr. Flávio Pires (EACH-USP)

Prof. Dr. Márcio Goethel (EACH-USP)

Prof. Dr. Luis Mochizuki  (EACH-USP)

16:00    Histórias do Esporte

Coordenação: Prof. Dr. Renato Marques (EEFERP-USP)

Prof. Dr. Sergio Setani Giglio (FEF-UNICAMP)

Dtdo. Diego Gutierrez (FEF-UNICAMP)

 

28/11

10:00    Mesa redonda: “Realidade virtual na atividade física: atualidades e perspectivas futuras”

Coordenação: Prof. Dr. CARLOS BANDEIRA DE MELLO MONTEIRO – EACH-USP)

Professor Judith Erica Deutsch (RUTGERS BEHAVIORAL AND HEALTH SCIENCES)

 

14:00    Mesa redonda: Esporte adaptado: viés de uma organização facilitadora ao contexto inclusivo

Coordenação: Gustavo Gutierrez (FEF-Unicamp)

Prof. Dr. Paulo Ferreira de Araújo

Profa. Dra. Camila Lopes de Carvalho

 

16:00    Mesa redonda: “Políticas Públicas: patrimônio e ações sociais no esporte”

Coordenação: Prof. Dr. Douglas Roque de Andrade (EACH-USP)

Dra. Andresa Caravage De Andrade (UFSCAR)

Prof. Dr. Billy Graef (FURGS)

29/11

9:30      Mesa redonda: “Arquibancadas políticas: dilemas e perspectivas do associativismo torcedor”

Coordenação: Prof. Dr. Bernardo Buarque de Holanda (FGV)

Felipe Tavares (Comunicação Social/UNISO)

Flavio de Campos (Ludens-USP)

Alex Minduín (Associação Nacional de Torcidas Organizadas) 

11:00    Fechamento: “ Soft Power: um olhar sobre a utilização estratégica dos BRICS ao sediar a Copa do Mundo de Futebol da FIFA: análise da África do Sul, Brasil e Rússia”

Prof. Dr.Marco Bettine (IEA-USP)


Os três eventos anteriores foram realizados na Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Como no formato proposto nesta quarta edição, todas foram gratuitas, com apoio logístico e material do Ludens e do CNPq (Chamada ME/CNPq Nº 091/2013 – Seleção pública de projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, voltados para o desenvolvimento do Esporte em suas diferentes dimensões).

Histórico do Encontro

Para além das apresentações, foram publicados três livros, um por evento, todos com acesso aberto no Portal de Livros Abertos e Livres da Universidade de São Paulo. Na primeira edição, realizada no dia 10 de setembro de 2013, discutiu-se a interfaces entre esporte e sociedade com enfoque do futebol, por conta da Copa do Mundo da FIFA de 2014 no Brasil; foram discutidos os seguintes temas: (1) Times de futebol de médio porte no Brasil: da transformação de finalidade ao movimento de realocação de algumas equipes; (2) Análise do cumprimento do Estatuto do Torcedor em estádios de futebol; (3) Ação governamental, gasto público e os megaeventos esportivos: Copa do Mundo de Futebol 2014 e Olimpíada 2016.

Na segunda edição, ocorrida em 10 de novembro e 2014, promoveu-se uma discussão mais ampla do esporte e as possíveis interpretações da sociologia, com as seguintes temáticas: (1) Sociologia do esporte como campo conceitual; (2) Esporte e complexificação sistêmica, e (3) Interdisciplinaridade em sociologia do esporte.

Na terceira edição, ocorrida em 19 de outubro de 2016, foi discutido aspectos filosóficos, sociais, políticos e econômicos do esporte, com este tema amplo destaco os seguintes temas: (1) Campo esportivo; (2) Corpo, imagem e deficiência; (3) Gestão e políticas públicas, políticas internacionais e políticas sociais no esporte; (4) Esporte, gênero e sociedade; (5) Esporte como fator de identidade nacional.

Atendemos cerca de 300 pessoas, com 26 palestrantes, 3 livros publicados, com 42 capítulos de acesso aberto para os pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação e professores da escola pública.

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo

Veja também:
    • 15 de abril de 2024

      Da “mamãe Globo” à “revolução” da CazéTv: Padrão tecnoestético como barreira na exibição do futebol

      • 15 de abril de 2024

        Le sport, un théâtre d’affrontements de la Guerre froide

        • 15 de abril de 2024

          Centro de Referência do Futebol Brasileiro: Perspectivas