Lançamento do livro “Campeões para sempre” em São Paulo

Data início: 19/04/2400Data de encerramento: 19/04/2400Local: Museu do Futebol

Campeoes para Sempre — Convite WEB

A LivrosdeFutebol surgiu do meu desejo de editar livros de futebol com a frequência e cuidado que o futebol pentacampeão do mundo merece. Claro que não é fácil, são mui- tos os problemas de quem trabalha com Cultura em nosso País. Mas quem disse que seria moleza?

Em compensação, estar na mídia e redes sociais, exposto como um profissional que tenta desbravar esse segmento, me fez conhecer ótimas pessoas, que torcem por seus times, mas compartilham comigo o amor ao futebol, à sua história, ídolos e lendas.

Um desses foi Edson Teramatsu que, como eu, é apaixonado pelo Botafogo, o clube da Estrela Solitária. O Glorioso já nos unia quando ele me mostrou um trabalho que fazia por puro lazer.

Eram infográficos sobre gols, que ele desenha e mantém num blog. Desenha nas “horas vagas”, eis que atua há muitos anos no setor público, sempre envolvido com equipes e projetos na área de gestão de pessoas.

Mas os infogols do Edson eram – e são – sensacionais. Julgo que são a melhor coisa que se faz sobre isso no esporte brasileiro. Edson desenha seus infogols com esmero espe- cial, vendo e revendo partidas inteiras, consultando hemerotecas, revistas e sites espe- cializados, repetindo os gols até identificar perfeitamente os atores, seus caminhos pe- los gramados, a trajetória da bola até o fundo das redes.

É tradição na imprensa esportiva brasileira desenhar gols, adicionalmente à sempre presente cobertura fotográfica, mais profusa em décadas passadas, mais econômica hoje.

Para mim, até o Edson surgir, a dupla paulistana Haroldo George Gepp e José Roberto Maia de Olivas Ferreira – que se assinam Gepp & Maia —, eram os únicos craques, os donos de um bico-de-pena incomparável. Hoje, julgo que a pena digital do Edson vem preencher uma lacuna existente na infografia esportiva, a partir do lançamento dessa coleção “Campeões para Sempre”.

Para cada ano do Brasil campeão da Copa do Mundo, uma coleção inestimável de infogols, rememorando nossas vitórias inesquecíveis. E mais: jornalista de formação, ele es- creveu completas e detalhadas crônicas de cada jogo, recuperando detalhes em que a memória nos traiu e fez esquecer.

Vem mais por aí. Quem sabe uma edição algum torneio importante, um jogo inesquecível? Ele já está pronto para começar a desenhar os gols da Copa de 2018 para, quem sabe, comemorarmos o hexa?

Cesar Oliveira, editor

Veja também:
    • 16 de abril de 2024

      Bola e Câmera: ferramentas alfabetizadoras em habilidades sociais

      • 15 de abril de 2024

        Da “mamãe Globo” à “revolução” da CazéTv: Padrão tecnoestético como barreira na exibição do futebol

        • 15 de abril de 2024

          Le sport, un théâtre d’affrontements de la Guerre froide