Lançamento do livro “Futebol & Copas”

Data início: 19/11/2021Data de encerramento: 19/11/2021Horário de início: 18:00Horário de encerramento: 21:00Local: Livraria Martins Fontes - Paulista

Futebol & Copas

“Futebol & Copas – Uma aula de História” é o livro escrito pelo historiador e professor, Dimas Junior.
A vivência do autor nas salas de aula da educação básica, no ensino médio, e seu interesse pela relação entre História e futebol proporcionaram, após anos de pesquisa, estudo e reflexão, a construção de uma aula/palestra que leva o mesmo título do livro:
https://futebolecopasumaauladehistoria.blogspot.com

A partir desse caminho, a produção do livro foi, quase, natural.
O livro relata e analisa as origens modernas do futebol e quinze edições da Copa do Mundo, sempre do ponto de vista da relação entre História e futebol, convidando o leitor a caminhar por um texto que é, por vezes, de História falando de futebol, e que é, também por vezes, de futebol falando de História.

Assim, o livro compõe um painel histórico dos séculos XIX e XX, gerando meios de aproximação, de estudantes e interessados, com temas discutidos na História ensinada, tendo o futebol como um contexto nessa aproximação.

Esta segunda edição do livro, revista e ampliada, é apresentada pelos prefácios de Enrico Spaggiari e Mauro Beting.

O professor Enrico Spaggiari é Mestre e Doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) e editor – e um dos fundadores – do Ludopédio, o maior portal de produção e divulgação científica sobre futebol da América Latina, constituindo uma rede de informações, pesquisadores e produtores de conteúdo ligados ao futebol.

O jornalista Mauro Beting é comentarista esportivo nos veículos Jovem Pan, TNT Sports, TNT, Space, SBT, Yahoo!, PES 2021, FootMemo, Corner, Nosso Palestra e Canal Raiz.

O texto da orelha desta edição é assinado pelo jornalista e historiador, Clayton Fagundes Cardoso, autor do livro “Da Vinci e a Santa Seleção”.

Veja também:
    • 19 de abril de 2024

      I Colóquio sobre Geografia e Futebol

      • 16 de abril de 2024

        Bola e Câmera: ferramentas alfabetizadoras em habilidades sociais

        • 15 de abril de 2024

          Da “mamãe Globo” à “revolução” da CazéTv: Padrão tecnoestético como barreira na exibição do futebol