Ludopédio em Casa Homenagem a Gilmar Mascarenhas

Data início: 31/12/1969Data de encerramento: 31/12/1969Horário de início: 18:00Local: Canal do Ludopédio

Inscreva-se no canal do Ludopédio!

O Ludopédio em Casa desta semana homenageia o pesquisador e amigo Gilmar Mascarenhas e promove o lançamento do Dossiê Especial “Estádios de futebol: políticas e usos”, organizado pela revista FULIA da UFMG, grande parceira do Ludo.

A publicação do dossiê “Estádios de futebol: políticas e usos” é uma singela homenagem ao querido amigo Gilmar Mascarenhas, professor, botafoguense e amante dos estádios – de qualquer estádio, desde que tivesse povo.

A propósito, Gilmar era um torcedor das Gerais, território popular por excelência, festivo e criativo, onde floresce a paixão intensa de coletivos anárquicos, anônimos e fugazes. A “geral”, com público, sempre fora o território de uma modalidade de existência do torcer que nós, por ideologia ou romantismo – ou por ambos – identificamos com o povo e sua inequívoca capacidade de resiliência. Quem nunca frequentou uma geral terá por certo uma lacuna na sua biografia de torcedor, pois o povo é a alma dos estádios de futebol. Como diria nosso amigo de tantas jornadas: “falta às novas arenas a alma do futebol”. Em todo o caso, a luta continua!

Com a mediação do anfitrião Sérgio Giglio, os pesquisadores Arlei Sander Damo (UFRGS), Fernando da Costa Ferreira (Instituto Benjamin Constant), Gustavo Cerqueira Guimarães (FuLiA/UFMG; Univ. Eduardo Mondlane) e Mauricio Murad (UERJ; UNIVERSO) debatem a obra e legado de Gilmar e apresentam a nova publicação histórica da FULIA.

Veja também:
    • 18 de junho de 2024

      Chamada Jornalismo esportivo e humor: caminhos e fronteiras

      • 13 de junho de 2024

        Lançamento do livro Defensores

        • 13 de junho de 2024

          Futebol e futsal de alto rendimento