Museu do Futebol exibe curtas sobre o Atlético Mineiro

Data início: 31/12/1969Data de encerramento: 31/12/1969Horário de início: 21:00Local: Museu do Futebol

O programa Cinema na Rede, parceria entre o Museu do Futebol e o CineFoot, vai exibir no sábado (30/5), às 21h, dois curtas sobre o Atlético Mineiro: ‘’Quando se Sonha Tão Grande a Realidade Aprende’’ que fala sobre as quartas de finais da Libertadores de 2013, e ‘’O Imortal do Gelo’’ que relata a turnê do clube de Minas Gerais pelo inverno europeu no Pós-Segunda Guerra Mundial. O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. 

O primeiro filme mostra um Atlético rodeado por seus traumas e mais uma vez em situação desfavorável. Quartas de finais da Libertadores de 2013, duelo contra o Tijuana do México em casa, no Horto. Pênalti para o time mexicano aos 45 do segundo tempo – se fizer, acabou. Seria esse mais um choque para o Atlético Mineiro? Dirigido por Lobo Mauro, o curta ‘’Quando se Sonha Tão Grande a Realidade Aprende’’ mostra a tensão da torcida e dos jogadores,  e todo o entorno do time mineiro e seus torcedores fanáticos com a tão sonhada conquista da América.

Já ‘‘O Imortal do Gelo’’ fala da histórica turnê do Atlético Mineiro em solo europeu, quando o clube foi convidado pela Federação Alemã de Futebol para disputar amistosos com os principais times do país na época. O Galo foi o primeiro time brasileiro a jogar na Alemanha e a excursão vitoriosa do time mineiro foi batizada pela crônica esportiva como “Campeões do Gelo”, uma referência ao fato de várias partidas terem sido disputadas sob o rigoroso inverno europeu. Com direção de Marcelo Reis e Emmerson Maurilio o filme narra toda a trajetória do clube em solo europeu, pela visão do Walter José Pereira, o Vavá. Com 31 minutos de duração, o curta também mostra as dificuldades de um clube profissional do Brasil no exterior.

O programa Cinema na Rede faz parte da campanha #CulturaEmCasa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que proporciona alternativas de lazer para a população durante o período de distanciamento social em vigor para o combate ao coronavírus. As sessões também têm apoio da Federação Paulista de Futebol e do Acervo da Bola.

É só acessar os filmes e curtir!

No Youtube: Museu do Futebol

No Facebook:

Museu do Futebol
https://pt-br.facebook.com/CINEfoot/

Federação Paulista de Futebol

Acervo da Bola

Veja também:
    • 26 de março de 2024

      Políticas Institucionais de Memória no Âmbito da Educação Física/Ciências do Esporte: Experiências, Reflexões, Desafios e Possibilidades

      • 22 de março de 2024

        162ª Reunião do Memofut

        • 18 de março de 2024

          Futebol e ditadura militar