Narrativas do estilo: uma história das fronteiras nacionais pelo futebol

Data início: 31/12/1969Data de encerramento: 31/12/1969Horário de início: 16:00Local: Sede FGV Auditório 406
Imagem divulgação FGV.

O Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) promove, no dia 10 de outubro, a palestra “Narrativas do estilo: uma história das fronteiras nacionais pelo futebol“. O evento será realizado no auditório 406 da Sede FGV (Praia de Botafogo, 190. Botafogo, Rio de Janeiro) e terá como convidado o historiador Christian Schwartz.

O palestrante vai apresentar sua pesquisa de pós-doutorado, desenvolvida no FGV CPDOC, sobre uma história global capaz de reconstituir como as comunidades locais e, em particular, as nacionais narraram a si próprias em termos dos estilos de jogar supostamente únicos de seus times ou seleções de futebol. A pesquisa tem como base narrativas jornalísticas na Argentina, no Brasil e na Grã-Bretanha.

Christian Schwartz é doutor em História Social pela USP, mestre em Estudos Literários e jornalista pela UFPR. Como jornalista, trabalhou na rádio CBN e nas revistas Placar e Veja. Foi pesquisador visitante no Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Cambridge, intercâmbio acadêmico que culminou na tese sobre tradução cultural e futebol com a qual obteve o título de doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP).

INSCREVA-SE NO EVENTO

Veja também:
    • 23 de maio de 2024

      Palestra com Aira Bonfim – Futebol feminino no Brasil

      • 23 de maio de 2024

        164ª Reunião do Memofut

        • 20 de maio de 2024

          RIFA DE LIVROS de futebol para ajudar o Rio Grande do Sul