O futebol praticado por mulheres no Brasil

Data início: 02/07/6800Data de encerramento: 02/07/6800Horário de início: 11:00Local: CCBM e do Leitorado Brasileiro
Clique no folder para acessar a página do CCBM.

O Seminário Futebol, Linguagem e Artes pretende mostrar um panorama do futebol brasileiro no âmbito da pesquisa, linguagem, arte, memória e edição. As Comunicações serão mediadas por Gustavo Cerqueira Guimarães, com duração de 1 hora, e divulgadas nas páginas oficiais do CCBM e da FuLiA/UFMG, revista sobre Futebol, Linguagem e Artes da Faculdade de Letras da UFMG, hospedadas no Facebook.

Na Comunicação “O futebol praticado por mulheres no Brasil”, Silvana Goellner, uma das principais pesquisadoras do assunto, nos contará uma breve história do futebol feminino brasileiro e quais são os principais avanços e retrocessos dessa modalidade nos dias atuais, além de nos informar sobre as estratégias de visibilidade e sobre as atuais pesquisas sobre o futebol praticado por Sissi, Marta, Cristiane, Aline, Formiga e tantas outras.

Silvana Vilodre Goellner é professora titular da UFRGS. Doutora em Educação pela Unicamp. Pesquisadora CNPq. Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Esporte, História e Cultura (GRECCO). Integra o Coletivo Guerreiras Project. Curadora da exposição temporária “Contra-Ataque! As Mulheres do Futebol”, realizada no Museu do Futebol no estádio do Pacaembu, em 2019, em São Paulo, no Museu do Futebol, em 2019, em São Paulo.

Gustavo Cerqueira Guimarães é doutor e mestre em Estudos Literários pela UFMG e graduado em Psicologia e Letras pela PUC-Minas. Realizou a pesquisa de pós-doutorado A tabelinha entre o futebol e outras práticas poéticas no Brasil pela UFMG/PNPD-Capes (2013-2018). Elaborou a pesquisa de conteúdo da exposição de longa duração das salas “Futebol e outras Artes” e “Os Imortais do Futebol” para o Museu do estádio do Mineirão (2013). É coorganizador do livro de ensaios Futebol: fato social total (2020) e realizador da vídeo-performance Lançou a palavra: São Victor do Horto opera milagre em Assunção (CineFoot, 2018). É coeditor da revista FuLiA/UFMG. Conf. páginas do CCBM e do Leitorado Brasileiro, Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em Maputo, Moçambique.

Veja também:
    • 1 de julho de 2022

      Lançamento do livro Conte Comigo

      • 29 de junho de 2022

        Lançamento “82 Uma Copa Para Sempre”

        • 29 de junho de 2022

          143ª reunião do Memofut com Dema e Edu