O portal Ludopédio: origem e pesquisa sobre futebol

Data início: 31/12/1969Data de encerramento: 31/12/1969Local: CCBM - Centro Cultural Brasil Moçambique
Clique no folder para acessar o evento.

O “I Seminário Futebol, Linguagem e Artes” pretende mostrar um panorama do futebol brasileiro no âmbito da pesquisa, linguagem, arte, memória e edição.

Sinopse: Na Comunicação “O portal “Ludopédio”: origem e pesquisa sobre futebol”, Sérgio Settani nos conta sobre o surgimento, há mais de uma década, do “Ludopédio”, maior portal digital brasileiro de conteúdo acadêmico sobre futebol. Sérgio abordará suas atuais reflexões sobre o futebol do ponto de vista das pesquisas em Ciências Humanas e lançará o livro “O futebol nas Ciências Humanas”, coorganizado com Marcelo Proni, pesquisador também da UNICAMP. Esse livro, com 800 páginas, é composto de 50 pesquisadores oriundos de diversas áreas do conhecimento, no campo da Política, da História, da Sociologia, da Antropologia, da Geografia, da Economia, da Pedagogia, da Comunicação e da Literatura, “é uma iniciativa inédita no Brasil, por sua abrangência”.

Sérgio Settani Giglio é professor e pesquisador de Antropologia da Faculdade de Educação Física da Universidade de Campinas (UNICAMP). Doutor em Educação Física pela USP, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Esporte e Humanidades (GEPEH) e integrante do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre futebol e modalidades lúdicas (LUDENS/USP). É fundador e um dos editores do portal brasileiro de conteúdo futebolístico, o “Ludopédio”. Recentemente, coorganizou o livro “O futebol nas Ciências Humanas” (Editora Unicamp, 2020), composto de pesquisadores oriundos de diversas áreas do conhecimento, “uma iniciativa inédita no Brasil, por sua abrangência”.

Gustavo Cerqueira Guimarães é doutor e mestre em Estudos Literários pela UFMG e graduado em Psicologia e Letras pela PUC-Minas. Realizou a pesquisa de pós-doutorado “A tabelinha entre o futebol e outras práticas poéticas no Brasil” pela UFMG/PNPD-Capes (2013-2018). Elaborou a pesquisa de conteúdo da exposição de longa duração das salas “Futebol e outras Artes” e “Os Imortais do Futebol” para o Museu do estádio do Mineirão (2013). É coorganizador do livro de ensaios “Futebol: fato social total” (2020) e realizador da vídeo-performance “Lançou a palavra: São Victor do Horto opera milagre em Assunção” (CineFoot, 2018). É coeditor da “FuLiA/UFMG”.

Veja também:
    • 22 de abril de 2024

      Documentário Futebol e Política | Marrocos

      • 20 de abril de 2024

        Ciências do Esporte na América Latina e na Alemanha

        • 19 de abril de 2024

          I Colóquio sobre Geografia e Futebol