Palestra Análise de megaeventos esportivos em nações periféricas

Data início: 10/11/2022Data de encerramento: 10/11/2022Horário de início: 19:30Horário de encerramento: 21:00Local: Zoom Meeting - Inscrições no Portal Sesc

Sesc

Nesta palestra, o professor analisa a forma como os países periféricos utilizaram os megaeventos esportivos como discurso de ampliação da sua influência política e como diplomacia pública. Os países periféricos sediaram os principais eventos esportivos no século XXI. Podemos afirmar que esse conjunto de países possuíam um interesse estratégico em organizar os megaeventos, bem como, as federações e confederações internacionais correspondentes.

Dr. Marco Antonio Bettine de Almeida é professor Associado III da Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação Interdisciplinar em Sociais e Humanidades e da International Sociology of Sport Association. Realizou Pós-doutorado em Sociologia do Esporte pela Universidade do Porto em 2012 e em Relações Internacionais e os Megaeventos Esportivos no Instituto de Estudos Avançados da USP em 2019. Foi Professor Colaborador no Instituto de Estudos Avançados em 2020 com o tema “BRICS e FIFA: as novas dinâmicas do Soft Power”.  

 

Veja também:
    • 16 de abril de 2024

      Bola e Câmera: ferramentas alfabetizadoras em habilidades sociais

      • 15 de abril de 2024

        Da “mamãe Globo” à “revolução” da CazéTv: Padrão tecnoestético como barreira na exibição do futebol

        • 15 de abril de 2024

          Le sport, un théâtre d’affrontements de la Guerre froide