Relações entre clubes, sócios e torcedores na Argentina e Brasil

Data início: 26/05/2400Data de encerramento: 26/05/2400Horário de início: 17:30Local: Museu da UFRGS

eventoufrgs

Na próxima quarta-feira, 19/07, às 17h30, no Museu da UFRGS, acontece o evento “Relações entre clubes, sócios e torcedores na Argentina e no Brasil”. Com a participação de Gustavo Andrade Bandeira, doutorando do PPGEdu/UFRGS e de Verónica Moreira, Doutora em Antropologia, do Instituto Gino Germani/UBA, a palestra apresenta os contextos dos clubes com seus sócios e seus torcedores em ambos os países.  A mediação será conduzida pelo professor Dr. Cesar Augusto Guazzelli (IFCH/UFRGS).

Verônica pretende refletir sobre a constituição dos clubes argentinos e de que maneira eles permitiram exercícios de participação democrática no país. “Um clube na Argentina é uma associação que reúne seus sócios, não apenas para atividades físicas, mas sociais e culturais. Os clubes na Argentina têm uma característica que os distingue de outros países. Seus sócios são os seus proprietários e possuem participação política. Esses sócios têm consciência de que o clube lhes pertence” destacada Moreira.

Já Gustavo Bandeira procura destacar, a partir de resultados de um estudo etnográfico, como os torcedores brasileiros compreendem um clube e suas responsabilidades. A realidade brasileira é um pouco diferente dos vizinhos argentinos: aqui, “os grandes clubes brasileiros de futebol têm um número de torcedores muito mais significativo do que seus quadros associativos”, enfatiza Bandeira.

O evento integra a programação educativa da exposição “Paisagens da Memória: cidade e corpos em movimento, aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h, e aos sábados, das 09h às 13h.

Entrada franca. Não é necessário inscrição prévia.

 

Veja também:
    • 23 de maio de 2024

      Palestra com Aira Bonfim – Futebol feminino no Brasil

      • 23 de maio de 2024

        164ª Reunião do Memofut

        • 20 de maio de 2024

          RIFA DE LIVROS de futebol para ajudar o Rio Grande do Sul