Seleção de bolsista TT1 para projeto CPDOC-FGV/Museu do Futebol

Data início: 31/12/1969Data de encerramento: 31/12/1969Local: Museu do FutebolData limite inscrição: 31/12/1969

A Escola de Ciências Sociais (FGV-CPDOC) e o Museu do Futebol, por meio do seu Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB), selecionam 1 bolsista para participar do projeto de pesquisa “Jornalismo esportivo e história comparada da imprensa no Brasil: políticas editoriais, crônicas esportivas e a representação do torcedor de futebol nos periódicos de São Paulo e do Rio de Janeiro (Anos 1940-1960)”, pelo período de 1 ano (12 meses), a iniciar-se em fevereiro de 2019. As atividades previstas e os requisitos para os interessados encontram-se a seguir.
 

Requisitos e etapas do processo de seleção:
Perfil do candidato: bacharelado em andamento nas áreas de Ciências Sociais, Comunicação Social ou História em universidades públicas ou privadas. O candidato deve estar cursando entre o 5ª e o 7ª período no primeiro semestre de 2019.

Inscrição: Enviar CV e Histórico Universitário para [email protected] até o dia 15 de fevereiro de 2019

1ª Fase: Análise de currículo (CV) e Histórico Universitário atualizado (2018.2).

2ª Fase: Entrevista – 22.02.2019 (Local: Museu do Futebol – CRFB – Praça Charles Miller, Pacaembu, s/n)

Divulgação do resultado: 25.02.2019
Valor da bolsa Fapesp: R$439,60
Horas de dedicação semanal: 15h
 

Plano de Trabalho para as Bolsas de Treinamento Técnico solicitadas – TT1
Título do Projeto de Bolsa (TT1): “Pesquisando em arquivos: levantamento e sistematização de informações jornalísticas em periódicos esportivos”.

Resumo: Os objetivos da bolsa para o Projeto consistem no processo de aprendizagem e familiarização do candidato no levantamento de fontes, na metodologia da consulta em arquivos e em sua sistematização para posterior análise. A finalidade é a de que o candidato se capacite nas etapas elementares de reunião de dados, necessárias para a compilação jornalística dos editorais, das crônicas esportivas, bem como da representação do torcedor de futebol. Um dos pré-requisitos é o acompanhamento e a discussão do processo de pesquisa com o pesquisador responsável e com os pesquisadores associados. O tratamento com fontes escritas e arquivísticas requer os cuidados críticos necessários em toda a atividade heurística. Assim, o candidato deve-se mostrar apto a filtrar as informações requeridas para a realização do Projeto, assim como saber discernir os elementos seletivos e construtivos da escrita jornalística, com suas ideologias e visões de mundo embutidas nas reportagens veiculadas.

Confira o edital.

Veja também:
    • 19 de abril de 2024

      I Colóquio sobre Geografia e Futebol

      • 16 de abril de 2024

        Bola e Câmera: ferramentas alfabetizadoras em habilidades sociais

        • 15 de abril de 2024

          Da “mamãe Globo” à “revolução” da CazéTv: Padrão tecnoestético como barreira na exibição do futebol