Simpósio O Futebol de Mulheres no Brasil: Perspectivas e Desafios para as Políticas Públicas

Data início: 31/12/1969Data de encerramento: 31/12/1969Local: Universidade Federal do Espírito Santo (Centro de Educação Física e Desportos)

Para fomentar a discussão sobre a presença de mulheres no futebol e propor políticas públicas a fim de incrementar e possibilitar melhores condições de permanência das mulheres na modalidade, a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em parceria com a Secretaria Nacional de Futebol e Direitos do Torcedor (SNFDT), do Ministério da Cidadania, realizará em Vitória, nos dias 21, 22 e 23 de novembro, o simpósio O Futebol de Mulheres no Brasil: Perspectivas e Desafios para as Políticas Públicas.
 
O evento é destinado a gestores públicos e privados de futebol, de secretarias de esporte, federações e clubes; e a estudantes, professores e profissionais de educação física, jogadoras(es), treinadoras(es) e árbitras(os) de futebol. Responsável pelo setor do futebol feminino da Secretaria Especial do Esporte, o ex-técnico da Seleção Brasileira Feminina, de 2007 a 2011, Kleiton Lima, ressalta o trabalho que a pasta vem promovendo para que a mulher ocupe o seu espaço dentro do futebol, seja em caráter profissional, de lazer ou entretenimento.
 
“Iniciativas como essa, que buscam debater, abrir e aprimorar políticas públicas no futebol de mulheres em uma esfera geral, são muito importantes. Nós queremos que o Brasil se torne uma referência no futebol feminino, porque grandes nomes neste segmento nós temos, mas para isso precisamos fomentar ações que incluam esse tema na nossa esfera cultural e social”, afirma.  
 
Cinco mesas de debate estão programadas nos dois primeiros dias de evento. O encontro será encerrado com um torneio de futsal feminino, no dia 23, para dar visibilidade a equipes existentes na grande Vitória, além de aproximar treinadores(as) e atletas das discussões propostas pelo evento.
 
Após o simpósio, duas ações serão realizadas como contrapartida do investimento promovido pela SNFDT, no valor de R$50 mil, por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED) com a UFES. A primeira delas é destinada à socialização dos debates relativos às mesas, que terá como resultado um livro com as falas dos palestrantes. A segunda é a proposição de um material didático, no formato de cartilha, dando apontamentos para os professores de educação física trabalharem com a educação esportiva de meninas, nas escolas, com direcionamento ao futebol, a fim de democratizar o acesso à prática e contribuir com a formação delas. Esses materiais serão distribuídos gratuitamente após a produção.
 
Programação completa
 
Quinta-feira (21/11)
 
1) O futebol de mulheres no Brasil e em outros países 
 
A mesa tem como objetivo discutir o futebol de mulheres no Brasil e em outros contextos internacionais, a partir do diálogo da Rede Sul-Americana de Pesquisa sobre futebol de mulheres e das políticas de gestão do futebol de mulheres pela Conmebol. 
 
Prof. Dra. Silvana Goellner (UFRGS) e Prof. Ms. Julia Barreira (UNICAMP).
 
2) A profissionalização, os direitos e a carreira no futebol de mulheres 
 
A mesa visa compreender a profissionalização de mulheres no Brasil a partir das pesquisas realizadas sobre o tema e a narração das experiências das jogadoras e de outros países. 
 
Prof. Dr. Osmar Moreira de Souza Junior Carolina Tavares Vieira – atleta do Atlético Ferroviária Araraquara e Ana Carla de Oliveira Barboza – atleta do Clube de Regatas do Flamengo/Marinha brasileira.
 
3) Os futebóis de mulheres no estado 
 
A mesa é voltada ao contexto local e visa discutir os futebóis (beach soccer, fut7, futsal e futebol de campo) de mulheres no Espírito Santo, uma vez que do estado saem diversas atletas profissionais de beach soccer e de futebol de campo, bem como a base da seleção brasileira de fut7. 
 
Prof. Esp. Jeanio Pelissari (treinador campeão mundial dos jogos escolares), Prof. Esp. Luciano Tadino (treinador do Vila Nova/ ES e da seleção brasileira de Fut7) e Leticia Vilar (atleta de beach soccer da seleção brasileira) Atletas do Vila Nova/ES.
 
Sexta-feira (22/11)
 
4) As mulheres no futebol: treinar, gerir e torcer
 
A mesa visa discutir experiências possíveis de mulheres relacionadas ao futebol, como treinadoras, árbitras e torcedoras, a fim de fomentar o debate sobre a necessidade de reconhecimento e redistribuição em todas as esferas e papéis. 
 
Prof. Ms. Mariana, Novais (UFJF), Prof. Dra. Ana Lorena Marche (coordenadora do Ferroviária), Prof. Dra. Mariana Zuaneti Martins (UFES) e Prof. Marcela da Costa Pereira (treinadora da Escolinha Zico 10).
 
5) Meninas em jogo: a iniciação ao futebol feminino 
 
A mesa visa discutir o processo de adesão de meninas ao futebol a partir dos referenciais da pedagogia do esporte e das experiências de clubes que lidam com categorias de base da modalidade. 
 
Profª Dra. Larissa Galatti Profa. Thais Cavalcanti (treinadora de futebol, ex-Centro Olímpico) e Profa. Debora Venturini (treinadora de futebol em projetos sociais).
 
Sábado (23/11) 
 
Campeonato de futsal de mulheres do Espírito Santo
 
Ascom – Ministério da Cidadania
 
O evento é gratuito, mas necessita inscrição: http://bit.ly/2M0BWwl
Veja também:
    • 16 de abril de 2024

      Bola e Câmera: ferramentas alfabetizadoras em habilidades sociais

      • 15 de abril de 2024

        Da “mamãe Globo” à “revolução” da CazéTv: Padrão tecnoestético como barreira na exibição do futebol

        • 15 de abril de 2024

          Le sport, un théâtre d’affrontements de la Guerre froide