Simpósio Temático História do Esporte e das Práticas Corporais

Data início: 16/04/4000Data de encerramento: 31/12/1969Local: Anpuh - Simpósio Nacional de HistóriaData limite inscrição: 31/12/1969

072. História do Esporte e das Práticas Corporais

Coordenadores:
Euclides de Freitas Couto (Universidade Federal de São João del Rei), Rafael Fortes Soares (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO))
 

Resumo: No Brasil, ainda que existam estudos desde o século XIX, a pesquisa em história do esporte é um campo recente de investigação. Mesmo que o fenômeno esportivo não tenha escapado ao olhar atento de teóricos brasileiros no decorrer do século XX, somente nas duas últimas décadas tais pesquisas começaram a despontar quantitativa e qualitativamente, bem como a adquirir maior organicidade e reconhecimento científico. A complexidade do campo esportivo e a aderência da população global às práticas corporais despertaram o interesse de pesquisadores, que vislumbram nelas, a possibilidade de ampliar a compreensão de contextos sociais multifacetados. Tais transformações permitiram a realização do primeiro Simpósio Temático História do Esporte no Simpósio Nacional de História, organizado pela ANPUH, no ano de 2003, em João Pessoa, iniciando uma sequência de eventos que tem possibilitado a troca de ideias e experiências de pesquisa entre historiadores que têm o esporte como objeto de investigação. O esporte é entendido como uma manifestação com sentido amplo: constitui um campo com autonomia relativa, sendo que no nível de alto rendimento é apreciado por um público consumidor considerável; integra um mercado de entretenimento e de atividades de lazer; é uma prática institucionalizada nas escolas. Hoje, o tema encontra-se disseminado em programas de pós-graduação de diferentes áreas. No bojo dessa ampliação do campo, destaca-se, sobretudo na última década, a criação de laboratórios em universidades de vários brasileiros, fato que potencializou a publicação de livros, capítulos e artigos em periódicos. Assim, apontamos a pertinência de inserção de um simpósio que trabalhe com a perspectiva de utilizar o esporte como uma chave para compreender, interpretar e/ou explicar cenários culturais, políticos, econômicos e sociais, especialmente considerando a dimensão, no Brasil, dos dois maiores megaeventos esportivos do mundo, sediados em 2014 (Copa do Mundo de futebol masculino) e 2016 (Jogos Olímpicos de verão).

 
Inscrições de trabalhos: 14/jan a 22/03/2019 PRORROGADO ATÉ O DIA 08/04/2019https://www.snh2019.anpuh.org/cronograma
 
Veja também:
    • 15 de abril de 2024

      Da “mamãe Globo” à “revolução” da CazéTv: Padrão tecnoestético como barreira na exibição do futebol

      • 15 de abril de 2024

        Le sport, un théâtre d’affrontements de la Guerre froide

        • 15 de abril de 2024

          Centro de Referência do Futebol Brasileiro: Perspectivas