Simpósio Temático História Oral e Práticas Corporais e Esportivas

Data início: 31/12/1969Data de encerramento: 19/04/6400Local: Centro Histórico-Cultural Santa CasaData limite inscrição: 31/12/1969

ixencontrohistoriaoral

O IX Encontro Regional Sul de História Oral será realizado em Porto Alegre, nas dependências do Centro Histórico-Cultural Santa Casa (CHC), entre os dias 20 e 23 de agosto de 2017. É uma iniciativa da Associação Brasileira de História Oral em parceria com o CHC, e conta com o apoio, na organização, de representantes de universidades e instituições de memória dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Encontro tem como tema História Oral: democracia, direitos e diversidade. Estima acolher um grande número de participantes, também das outras regiões do Brasil e do Cone Sul, que venham trabalhando com História Oral, nas academias e em centros de memória, como arquivos, museus e outras instituições culturais, como também professores e alunos da Escola Básica, estimulados pelo significado da memória no âmbito da formação de escolares, tangenciados pela Educação Patrimonial. Pretende localizar os Coletivos que venham praticando a História Oral, ainda silenciados no âmbito da Associação, bem como promover a sua disseminação nas academias e nos espaços de atuação de profissionais de História e de outras áreas do conhecimento.

04 – História Oral e práticas corporais e esportivas

Coordenadora: Profª. Drª. Silvana Vilodre Goellner

Resumo: O Simpósio Temático tem como objetivo reunir trabalhos que tenham como foco o estudo das práticas corporais e esportivas considerando os pressupostos teóricos e metodológicos da História Oral.  Sua nomenclatura advém do entendimento de que nem todas as práticas corporais são esportivas, tais como a dança, o circo, a capoeira, a ioga, entre outras, visto que têm características que as diferenciam das atividades esportivas propriamente ditas, ou seja, aquelas que incorporam na sua prática os códigos do esporte de alto rendimento. Ao privilegiar tais pesquisas, o ST procura analisar os mecanismos específicos através dos quais as práticas corporais e esportivas são produzidas e vivenciadas evidenciando sua relação com dimensões culturais e identitárias, como as de gênero, raça/etnia, classe e geração.

Palavras-chave: Esporte. História. Memória. Dança. Lazer.

Referências

ALBERTI, Verena. História Oral e a experiência do CPDOC. Rio de Janeiro: Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, 1989.

FERREIRA, Marieta de M; AMADO, Janaína. (Org.) Usos & abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 1996.

GOELLNER, Silvana; JAEGER, Angelita (Org.). Garimpando memórias: esporte, educação física, lazer e dança. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2007.

Breve descrição das fontes orais

Entrevistas com pessoas que se relacionam com as práticas corporais e esportivas em suas múltiplas dimensões (esporte, luta, ginástica, dança, capoeira, etc.) e ocupações (atletas, treinadores, torcidas, gestores, etc.).

O ST aceitará apenas propostas baseadas em narrativas orais produzidas a partir da Metodologia da História Oral.

Inscreva-se aqui.

Veja também:
    • 16 de abril de 2024

      Bola e Câmera: ferramentas alfabetizadoras em habilidades sociais

      • 15 de abril de 2024

        Da “mamãe Globo” à “revolução” da CazéTv: Padrão tecnoestético como barreira na exibição do futebol

        • 15 de abril de 2024

          Le sport, un théâtre d’affrontements de la Guerre froide