ST História e Esporte

Data início: 31/12/1969Data de encerramento: 31/12/1969Local: UERJ Universidade do Estado do Rio de JaneiroData limite inscrição: 31/12/1969

historiapolitic

O esporte é uma das mais importantes manifestações culturais dos últimos séculos. Tendo sua configuração articulada com outras dimensões sociais, econômicas e políticas torna-se importante ferramenta na construção de representações de processos identitários regionais de classe, de gênero, de etnia e de nação. A realização recente (Jogos Pan-Americanos de 2007, Copa do Mundo de Futebol de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016) de grandes eventos no país aumenta a visibilidade da temática para o público em geral, tanto no Brasil quanto no exterior, reforçando consequentemente a necessidade e a importância de iniciativas que permitam discutir, compreender, interpretar, explicar tais fenômenos por caminhos e perspectivas diferenciadas daquelas presentes no senso comum e/ou na cobertura esportiva realizada pelos meios de comunicação.

Neste sentido, apresentamos a mesa temática “História e Esporte”, buscando disponibilizar um espaço para o debate acadêmico sobre o tema.

Coordenadores

  • Prof. Dr. Álvaro Vicente Graça Truppel Pereira do Cabo (UFRJ/UCAM)
  • Prof. Dr. Elcio Loureiro Cornelsen (UFMG)

 

Inscreva-se aqui!

Veja também:
    • 19 de abril de 2024

      I Colóquio sobre Geografia e Futebol

      • 16 de abril de 2024

        Bola e Câmera: ferramentas alfabetizadoras em habilidades sociais

        • 15 de abril de 2024

          Da “mamãe Globo” à “revolução” da CazéTv: Padrão tecnoestético como barreira na exibição do futebol