Workshop: “Reparo e conservação de álbuns de figurinhas”

Data início: 31/12/1969Data de encerramento: 31/12/1969Horário de início: 10:00Horário de encerramento: 13:00Local: Foyer do Museu do Futebol

Com a mediação da conservadora-restauradora convidada Marlene Laky, o Workshop “Reparo e Conservação de Álbuns de Figurinhas” é dedicado a colecionadores e apaixonados por esse tipo de publicação. Os álbuns de figurinha no Brasil viraram febre no final de década de 1930 quando a fábrica A Americana lançou o primeiro álbum de figurinhas de futebol, o pioneiro Balas Futebol. E a paixão continua sendo compartilhada entre gerações até hoje!

Na atividade, os participantes aprenderão, através de procedimentos de simples execução, a recuperar danos causados por grampos, manuseio inadequado (que pode causar rasgos e desprendimento de folhas, por exemplo), intervenções malsucedidas (como o uso de durex), dentre outros. Também receberão dicas de como melhor acondicionar os álbuns e realizar a limpeza de capas envernizadas. Os materiais utilizados no workshop para as atividades práticas serão oferecidos pela própria organização do evento.

Este workshop integra as ações do Museu do Futebol voltadas a orientar colecionadores a preservar suas coleções. Baixe no site do museu a Cartilha Preserve seu Acervo preparada pelo Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB), que contém recomendações básicas para cuidar de alguns tipos de acervo.

Sobre a convidada

Marlene Laky é conservadora-restauradora do acervo bibliográfico do Museu Casa Guilherme de Almeida, onde também ministra oficinas de reparos de livros. Já participou de projetos na área de conservação no IEB-USP e ministrou palestras e oficinas em vários museus do Estado de São Paulo, como Casa das Rosas, Oficina Mário de Andrade, ECA-USP, Sesc Ribeirão Preto, entre outros.

O evento é gratuito.

Inscrições: presenciais 30 min. antes do evento

É vedada a comercialização de itens no local.

Veja também:
    • 19 de abril de 2024

      I Colóquio sobre Geografia e Futebol

      • 16 de abril de 2024

        Bola e Câmera: ferramentas alfabetizadoras em habilidades sociais

        • 15 de abril de 2024

          Da “mamãe Globo” à “revolução” da CazéTv: Padrão tecnoestético como barreira na exibição do futebol