XV Encontro Regional de História

Data início: 31/12/1969Data de encerramento: 31/12/1969Local: Universidade Federal do ParanáData limite inscrição: 31/12/1969

anpuh-ufpr

015. HISTÓRIA DO ESPORTE, LAZER E PRÁTICAS CORPORAIS

Coordenadores: LUIZ CARLOS RIBEIRO (Doutor(a) – Universidade federal do Paraná), MIGUEL ARCHANJO DE FREITAS JR. (Doutor(a) – Universidade Estadual de Ponta Grossa)

Apresentação: A quebra dos paradigmas tradicionais da História e a abertura para novos temas e novos objetos, configurado hoje no que podemos denominar de História Cultural ou Nova História Política, têm exigido a discussão e o aprofundamento dessa renovação no que se refere à questão epistemológica, à diversidade das fontes e aos referenciais teóricos apropriados para tratar tais temáticas emergentes, como o esporte, o lazer e outras práticas físicas.
A produção historiográfica sobre estas temáticas no Brasil tem acompanhado o panorama internacional e avançado na compreensão do fenômeno esportivo. Com espaços em eventos nas áreas de antropologia e sociologia, também já se encontra consolidado o debate no âmbito da ANPUH, congregando pesquisadores de diferentes instituições.
O propósito desse simpósio temático é o de historicizar as práticas corporais, sobretudo, aquelas compreendidas como fenômenos culturais contemporâneos – o esporte e o lazer. Assim, a ideia é refletir acerca das possibilidades de análise social, econômica, política e/ou cultural que tais temas permitem.
Como uma área de conhecimento essencialmente interdisciplinar, o binômio “esporte e lazer” – nossa proposta para este Simpósio Regional de História – busca nesta interface acadêmica promover um balanço crítico e o diálogo ampliado acerca daquilo que tem sido produzido nas últimas décadas.

Justificativa: Presente desde 2003 nos encontros nacionais e de 2006 nos regionais do Paraná, o estudo da história dos esportes já se constitui um tema consolidado no âmbito da ANPUH, assim como nos programas de pós-graduação em História. No Paraná, há pelo menos três grupos de estudos solidamente constituídos de forma interdisciplinar, em torno do estudo do esporte, nas universidades estaduais de Londrina (UEL) e Ponta Grossa (UEPG) e na Universidade Federal do Paraná. Nesse sentido, entendemos que existe uma consistente massa crítica no Paraná que justifique a efetivação da presente proposta.

Bibliografia: BOOTH, Douglas. The Field: Truth and fiction in sport history. London: Routledge, 2005.
BOURDIEU, Pierre. Como é possível ser esportivo? In: ______. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983, p. 136-163.
ELIAS, Norbert; DUNNING, Eric. A busca da excitação. Lisboa: Difel, 1992.
FREITAS JUNIOR, Miguel Archanjo de; CAPRARO, André Mendes (org.). Passe de letra: crônica esportiva e sociedade brasileira. Ponta Grossa, PR: Ed. Vila Velha, 2012. (Coleção Futebol e Sociedade)
RIBEIRO, Luiz Carlos. (Org.) Futebol e globalização. Jundiaí (SP), Ed. Fontoura. 2007.

Veja também:
    • 22 de abril de 2024

      Documentário Futebol e Política | Marrocos

      • 20 de abril de 2024

        Ciências do Esporte na América Latina e na Alemanha

        • 19 de abril de 2024

          I Colóquio sobre Geografia e Futebol