XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação

Data início: 31/12/1969Data de encerramento: 17/04/4000Local: Universidade Federal do Rio de JaneiroData limite inscrição: 31/12/1969

intercom

DT6 – GP Comunicação e Esporte

Ementa

Estudar, pesquisar e difundir as relações do esporte com a comunicação. As estratégias de comunicação utilizadas nas diversas mídias para difusão do esporte. As diversas formas de ver e entender o esporte pela comunicação. O esporte retratado pela comunicação como fenômeno social, filosófico, econômico, político, comportamental e publicitário. A convergência dos estudos da comunicação e educação física no esporte. As narrativas do esporte. A memória do jornalismo esportivo.

Palavras-chave

Esporte; Narração, Jornalismo Esportivo; Transmissão.

Coordenador

Prof. Dr. Ary José Rocco Jr. – [email protected]

ary-roccoDoutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com o trabalho “O gol por um clique: uma incursão ao universo da cultura do torcedor de futebol no ciberespaço” (2006), mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) (2000), jornalista pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e administrador público pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV). Professor da área de Gestão do Esporte, com as disciplinas Marketing e Organização de Eventos Esportivos e Jornalismo Esportivo da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE/USP), Pró-Reitor de Graduação e Coordenador dos cursos de Comunicação Social (Publicidade e Propaganda/Relações Públicas) do Centro Universitário FECAP. Membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Esporte da INTERCOM desde 2000 e pesquisador do Grupo de Pesquisa em Administração do Esporte (GEPAE) da EEFE/USP. Autor do livro “Marketing e Gestão do Esporte”, publicado pela Editora Atlas em 2012. Colunista de Negócios do Esporte e Futebol Argentino do programa Jovem Pan No Mundo da Bola, da Rádio Jovem Pan AM (620 MHz/SP).

 

Vice-coordenador

Prof. Dr. Rafael Fortes Soares – [email protected]

Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde coordena o Laboratório de Comunicação e História (www.lachi.com.br). Atua também no corpo permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Contemplado no edital Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (2015-2017), é pesquisador do Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer (UFRJ) e editor-executivo de Recorde: Revista de História do Esporte. Vice-coordenador do Grupo de Pesquisa (GP) Comunicação e Esporte da Intercom (2014-2016). Realizou pós-doutorado em História no Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC) da UFRJ (sob supervisão de Victor Andrade de Melo). Atua nas áreas de Comunicação e História, com preferência pelos temas: esporte, história da comunicação, história do esporte, impressos (especialmente revistas), estudos culturais, teoria e metodologia de pesquisa, anos 1980, juventude, história do tempo presente e direitos humanos.

Veja também:
    • 16 de abril de 2024

      Bola e Câmera: ferramentas alfabetizadoras em habilidades sociais

      • 15 de abril de 2024

        Da “mamãe Globo” à “revolução” da CazéTv: Padrão tecnoestético como barreira na exibição do futebol

        • 15 de abril de 2024

          Le sport, un théâtre d’affrontements de la Guerre froide