04.1

15 anos Centro de Encontro – Escola de Rua em Maputo

Rene Willem Boezaard 5 de outubro de 2009

Introdução

O projeto começou em Abril 1994 com uma escola primária na rua no ar livre com 8 alunos (meninos de rua) em frente da catedral no centro da cidade de Maputo, capital de Moçambique. Esta altura o projeto não teve instalações nem pessoal so o fundador Sr. Rene Boezaard da nacionalidade holandesa. Dentro alguns meses o número dos alunos aumentou em até 60 e trabalhavam 6 educadores de rua. Ao fim do ano 1994 comecamos com a construção de um Centro Escolar no bairro de Laulana (escola primária e alfabetizacão e tambem vocational training).

No ano 1995 começamos com uma escola de futebol para criancas pobres (meninos e meninas) ” Leões de Laulane” e em 1998 começou mais uma atividade: dar informação sobre os perigos de AIDS aos jovens do nosso districto e os meninos e meninas de rua na baixa da cidade. Em 2000 começou o nosso grupo de rap que fiz diversos CD`s e videoclips.

Escola de Futebol

Depois das aulas na nossa escola na rua , os nossos alunos gostaram de praticar desporto, principalmente futebol. Por isso o projeto começou uma Escola de Futebol em 1995 para os meninos de rua. Depois entraram meninos pobres do distrito número 4 da cidade de Maputo.

Esta atividade foi levada a efeito com primordial objetivo de divertir os meninos proporcionando assim uma oportunidade para conviver com outras crianças e, conforme é sabido o desporto não tem fronteiras.

Também proporcionar-lhes um bom crescimento e uma cultura de desportivismo e servirmo-nos do desporto para a sua reintegracão na sociedade. E é um bom meio publicitário para o projeto. Desde 2000 usamos a licença do clube Nova Alianca no bairro de Xipamanine nos competicões federativas.

Jogadores reservas observam o jogo. Estádio Estrela Velmelha. Maputo, Moçambique.
Jogadores reservas observam o jogo no Estádio Estrela Velmelha, Maputo, Moçambique. Foto: Rene Boezaard.

Nesta altura não dispõe de qualquer infraestrutura própria e como meio de colmatar a situacão serve-se do campo de uma escola secondária perto da nossa escola para treinar e alugamos o campo de Zixaxa para jogar.

Nos bairros do nosso distrito realizamos torneios para meninos e meninas para a captacão de talentos e ficar em contacto com o nosso grupo alvo. Em cada bairro participam em media de 6 a 8 equipes.

Em 2009 participamos na 2a profliga com os nossos talentos da nossa escola de futebol com treinador/jogador Agostinho Boezaard que ja jogou na Africa do Sul (Amazulu) e Holanda (Sv Borger, BVO Emmen e Sc Heracles) e Moçambique. Os rapazes (infantis) jogam também na competicão federativa. Para ter mais informacão sobre as nossas equipas veja o site: www.secury.nl/encontro

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Como citar

BOEZAARD, Rene Willem. 15 anos Centro de Encontro – Escola de Rua em Maputo. Ludopédio, São Paulo, v. 04, n. 1, 2009.
Leia também:
  • 178.19

    Atlético Goianiense e Vila Nova – Decisões entre clubes de origem comunitária

    Paulo Winicius Teixeira de Paula
  • 178.18

    Hinchas, política y 24M: la Coordinadora de Derechos Humanos del fútbol argentino, emblema de trabajo colectivo

    Verónica Moreira
  • 178.17

    Onde estão os negros no futebol brasileiro?

    Ana Beatriz Santos da Silva