151.11

1981: o quadrangular que Zico encantou a Itália pelo Flamengo

Gabriel de Oliveira Costa 12 de janeiro de 2022

O mágico ano de 1981 para o Flamengo reserva inúmeras histórias em campo e bastidores. Antes do Rubro-Negro conquistar o mundo, no Japão, durante os dias 12 e 14 de junho, o clube fez uma excursão à Itália. A competição era simples: um quadrangular realizado em Nápoles, onde cada time jogaria duas vezes. Os cariocas receberiam o Napoli e o Avellino. Na época, o torneio foi chamado de Troféu Sport Sud.

Zico encanta Napoli em 1981 (Divulgação)
Imprensa carioca zomba dos italianos. Fonte: Divulgação

Flamengo desembarcava na Itália com a reputação de ter o melhor futebol do país. Parte do time, jogaria o Mundial de 1982 pela seleção brasileira. Zico, jogador do clube desde 1971, era atração principal. Apesar de um torneio amistoso, o Napoli era o atual 3º colocado e prometia o jogo mais pesado contra os flamenguistas.

Ainda que a excursão intimidasse, o Flamengo tirou de letra. Contra o Napoli, um implacável 5×0 – Nunes (12), Zico (p – 30, 41 e 74) e Adílio (87). Segundo o jornal O Globo, a equipe do Napoli deixara a partida “atordoada”. Porém mesmo vendo um de seus times humilhado, a imprensa italiana glorificou o Rubro-Negro e claro, Zico foi a publicidade.

Flamengo é o campeão da Sport Sud 1981 (O Globo)
Flamengo é o campeão da Sport Sud 1981. Fonte: O Globo

Segundo afirmava o Jornal dos Sports na época, a exibição de gala do Flamengo foi tamanha que a TV aberta optou por transmitir o 2º tempo. Tal decisão culminou no atraso para a segunda etapa.

Roma e Udinese se tapearam ao longo dos anos, numa corrida para arrecadar dinheiro e contratar o brasileiro. Zico sairia do Flamengo em 1983, por 4 milhões de dólares para Udine. Já Roma, optaria por Cerezo. Por fim, o Rubro-Negro ainda venceria o Avellino (5×1) e se tornaria campeão da Sport Sud 1981. O futebol brasileiro era visto como “muito superior” aos italianos naquela oportunidade.

Zico encanta Napoli em 1981 (Divulgação)
Zico encanta Napoli em 1981. Fonte: Divulgação
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Gabriel de Oliveira Costa

Jornalista carioca, tenho 22 anos. Apaixonado por futebol, fator principal pelo qual sou motivado para trabalhar com  a comunicação social, desde março realizo trabalhos direcionados ao conteúdo esportivo. Há dois anos trabalho com pautas de economia e política.

Como citar

COSTA, Gabriel de Oliveira. 1981: o quadrangular que Zico encantou a Itália pelo Flamengo. Ludopédio, São Paulo, v. 151, n. 11, 2022.
Leia também:
  • 178.25

    Jogo 3: Galo 3 x 2 Peñarol

    Gustavo Cerqueira Guimarães
  • 178.23

    A dança proibida

    José Paulo Florenzano
  • 178.19

    Atlético Goianiense e Vila Nova – Decisões entre clubes de origem comunitária

    Paulo Winicius Teixeira de Paula