122.23

Pontapé inicial de Pia

Marco Lourenço 20 de agosto de 2019

A nova treinadora da seleção brasileira de futebol feminino Pia Sundhage estreia à frente da equipe na próxima semana (29/08 e 01/09) no estádio do Pacaembu. As partidas marcam o início do Torneio Internacional de Futebol Feminino e, principalmente, o começo de trabalho da técnica estrangeira.

+ Ingressos com preços acessíveis

O torneio que volta à capital paulista após sete anos chega a sua nona edição viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte, recebendo o nome de Uber Internacional Feminino de Seleções. Na quinta-feira, 29, Costa Rica e Chile se enfrentam às 19h, e, em seguida, às 21h, Brasil e Argentina definem a outra finalista da competição relâmpago.

Pouco se sabe ainda a respeito de como a seleção brasileira irá se comportar com o comando de Pia, mas a expectativa é enorme. Bicampeã olímpica à frente da seleção americana (2008 e 2012) e Bola de Ouro como treinadora (2012), a vitoriosa treinadora sueca é uma resposta da CBF às críticas à falta de resultados, à qualidade do futebol apresentado e até mesmo à presença de uma mulher à frente do time feminino.

Pia Sundhage, em Suécia contra Escócia, 17 de setembro de 2014. Foto: Wikipedia.

Longe de ser a profunda transformação que a modalidade carece, especialmente pela presença controversa de dirigentes como Marco Aurélio Cunha, criticada pela ex-treinadora Emily Lima em entrevista publicada aqui, a escolha por Pia pode reservar a esperança de um horizonte diferente para o futebol feminino. Poderia Pia ser uma agente dessa mudança? Pia questionaria decisões da federação que afetam o desempenho esportivo, como um calendário? Ela seria ouvida a respeito das competições de clubes organizadas pela CBF? Seu papel poderia ir além da prancheta de treinadora?

Pia Sundhage em visita à Granja Comary. Ela dará o pontapé inicial no comando da Seleção Brasileira de Futebol Feminino na próxima quinta-feira, 22/08. Foto: Thais Magalhães/CBF.

A espontânea reação de Pia Sundhage ao chegar à Granja Comary foi um singelo sopro de esperança pra quem sonha com a modalidade mais forte, vitoriosa e acessível. O Ludopédio estará nas arquibancadas do Pacaembu na próxima quinta-feira, 29 de agosto, e contaremos com o foi o pontapé inicial de Pia.

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Marco Lourenço

Professor, Mestre em História (USP), Divulgador Científico (Ludopédio) e Produtor de Conteúdo (@gema.io). Desde 2011, um dos editores e criadores de conteúdo do Ludopédio. Atualmente, trabalha na comunicação dos canais digitais, ativando campanhas da Editora Ludopédio e do Ludopédio EDUCA, e produzindo conteúdos para as diferentes plataformas do Ludo.

Como citar

LOURENçO, Marco. Pontapé inicial de Pia. Ludopédio, São Paulo, v. 122, n. 23, 2019.
Leia também:
  • 133.15

    Liberdade, Igualdade e Fraternidade: a Revolução Anti-Monopólio Flamenguista

    Marco Lourenço
  • 118.16

    O futebol avisou e você continua achando que é só um jogo

    Marco Lourenço
  • 115.27

    O Sistema Socialista de Futebol

    Marco Lourenço