147.28

A promissora geração norueguesa

Marcus Arboés Universidade do Esporte 18 de setembro de 2021

Que Haaland já é um dos mais promissores jogadores do futebol mundial, todo mundo já sabe, mas o que nem todos sabem é que o futebol norueguês está desenvolvendo uma geração realmente promissora. Bora conhecer esses caras?

A Noruega nunca foi muito tradicional no futebol, o único título que possui é o olímpico de 1936, quando a modalidade era disputada por amadores. Apesar de não ter passado de fase na única Eurocopa em que participou, disputou três Copas do Mundo, duas com a geração de 1994-1998, que só chegou, no máximo, até às oitavas de final.

Aquela equipe, que tinha Solskjaer – atual treinador do Manchester United e melhor jogador da história da Noruega – como craque, acompanhado de Riise, Flo e Henning Berg, viu em 2019 um nome surgir pro futebol mundial, com o primeiro de muitos recordes a serem quebrados.

Erling Haaland
Erling Haaland. Foto: Marco Verch/Flickr

Erling Haaland

Na última rodada da fase de grupos do mundial sub-20 daquele ano, a Noruega aplicou um 12 a 0 na seleção hondurenha. O destaque é que, daqueles 12, 9 gols foram marcados por um centroavante chamado Haaland.

Naquele momento da carreira, Haaland tinha sido contratado pelo RB Salzburg junto ao Molde, da Noruega, por 8 milhões de euros, acumulando números impressionantes já no início da carreira. Foram 20 gols marcados em 50 jogos pelo Molde. Nas seleções de base, do sub-15 ao sub-21, foram 34 gols marcados.

No Salzburg, da Áustria, começou a chamar a atenção do futebol mundial com números espetaculares. Em 66 jogos disputados pelo clube que domina o futebol austríaco, Haaland fez 29 gols e deu 7 assistências em 27 jogos. Em seguida, foi vendido ao Borussia Dortmund por 20 milhões de euros.

Hoje, aos 21 anos, ele já é considerado um dos principais atacantes do mundo e tem números astronômicos. São 66 gols em 66 jogos, sem contar com os passes para gol, no Borussia. Haaland conta com seu estilo de fugir do contato físico para finalizar encontrando espaços para finalizar em diagonal e, apesar dos 1,94m de altura, ele é bem habilidoso.

Na seleção, já marcou 12 gols em 15 jogos. Haaland é a expectativa da Noruega de conseguir se classificar para a Copa do Mundo de 2022. Está em segundo, no seu grupo, com 13 pontos. Só que Haaland não é o único nome nesse time.

Kristian Thorstvedt
Kristian Thorstvedt. Foto: reprodução redes sociais
 

Kristian Thorstvedt

Naquele promissor time do mundial sub-20 estava outro jogador que teve sequência na seleção principal. Hoje com 22 anos, Kristian Thorstvedt, filho de Erik Thorstvedt – melhor goleiro da história da Noruega – é um dos principais meias centrais do campeonato belga e é titular do Genk. Ele iniciou a carreira no Viking, da Noruega, mesmo clube onde seu pai foi ídolo.

Kristian joga em todas as posições do meio de campo, por ser alto. Pode armar o jogo por dentro, fazer a função box-to-box e jogar de primeiro volante, ocupando bem os espaços, mas possui um estilo ofensivo e ainda tem jogo aéreo. É um meia completo e tem futuro.

Martin Ødegaard
Martin Ødegaard. Foto: Wikipédia

Martin Ødegaard

A mente pensante da atual seleção norueguesa também tem 22 anos e é figurinha conhecida no futebol mundial e na Noruega. Ødegaard saiu muito novo, aos 15, do Strømsgodset para a base do Real Madrid. Na época, era a joia considerada para ser uma das melhores do mundo, então logo foi lançado ao profissional da seleção.

Meia armador, clássico enganche, que pode atuar como ponta, mas por dentro, não conseguiu ter rodagem no profissional do Real, quando atingiu a idade, principalmente por seu estilo de jogo não bater muito bem com o modelo aplicado pelo vitorioso time de Zidane.

Foram vários empréstimos ao longo dos últimos anos. No Heerenven, não teve muito rendimento. No Vitesse, se destacou. No Real Sociedad, fez uma temporada fundamental para voltar a ser olhado pelo mundo. Finalmente, foi emprestado ao Arsenal, que decidiu gastar 35 milhões de euros para contar com o meia.

Morten Thorsby

Meia norueguês de 25 anos, alto, bom marcador e com excelente jogo aéreo, tem se destacado na Sampdoria, da Itália e chegou a viralizar no país por tentar conscientizar as pessoas sobre causas ambientais. Se fora de campo estava fazendo o certo, fora também.

Thorsby começou no Stabæk, da Noruega, e fez carreira durante 5 anos no Heerenven, onde, inclusive, jogou com Ødegaard. Agora, após duas temporadas de titular na Sampdoria, se viu na mira do Napoli numa possível negociação por troca.

Marcus Pedersen
Marcus Pedersen. Foto: Wikipédia
 

Marcus Pedersen

Aos 21 anos, o lateral direito titular da seleção norueguesa não teve muita rodagem nas seleções de base, mas virou o dono da posição, além de ter se tornado o titular do Feyenoord, da Holanda, nessa temporada. Em 10 jogos, ele já deu uma assistência.

Desde o seu antigo clube, Molde, onde deu 6 passes para gol e marcou 3, em 38 jogos, Pedersen já se mostrava um bom lateral com potencial ofensivo e boa noção de jogo aéreo. Ele foi vendido somente nessa temporada, por 1 milhão de euros.

 

Kristoffer Ajer

Por mais de 15 milhões de euros, o zagueiro Ajer foi comprado como o maior investimento da história do Brentford, que está jogando a Premier League. Aos 23 anos, é titular absoluto e pilar principal da defesa da seleção norueguesa. Antes de se transferir, já tinha feito mais de 130 jogos, sendo titular do Celtic, da Escócia, há um bom tempo, com experiência em competições internacionais.

Alexander Sörloth
Alexander Sörloth. Foto: Wikipédia
 

Alexander Sörloth

Outro nome bem visto na Noruega é o de Sörloth, atacante recém emprestado pelo Leipzig ao Real Sociedad, de 25 anos. Também alto, ele é um jogador com potencial em jogadas aéreas e que pode entregar velocidade jogando mais aberto. Já rodou por vários times conhecidos, como Groningen, KAA Gent e Crystal Palace, mas se destacou mais em sua passagem pelo Trabzonspor, da Turguia.

Essa seleção ainda conta com outros nomes jovens e promissores que têm figurado nas convocações das eliminatórias para a Copa do Mundo. É o caso do ponta Jens Petter Hauge (21), do Milan, que surgiu bem na temporada passada e foi emprestado ao Eintracht Frankfurt, onde é titular.

Outros noruegueses jovens da seleção são: o volante Patrick Berg (23), o zagueiro Andreas Hanche-Olsen (24), o lateral Fredrik Andre Bjorkan (23), o meia Julian Ryerson (23), o volante Sander Berge (23) e o ponta Aron Dønnum (23).

A seleção titular da Noruega possui uma média de idade de 24 anos no seu time titular, um dos mais baixos números dentre todas as seleções europeias. No grupo G das eliminatórias, após 6 rodadas, Haaland e companhia ocupam a segunda posição, com 13 pontos (4 vitórias, 1 empate e 1 derrota), só ficando atrás da Holanda devido ao saldo de gols.

Provavelmente você acredita que Haaland tem estrela para até disputar bola de ouro num futuro não muito distante. Porém, e na seleção da Noruega, após conhecer esses nomes e o desempenho dessa base que vem se consolidando, você acredita que pode se tornar uma seleção que figura mais vezes nas principais competições mundiais?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Marcus Arboés

Acadêmico em jornalismo na UFRN, narrador esportivo em formação e apaixonado por um futebol bem jogado e com aproximações, no melhor estilo latino! Atuo no Universidade do Esporte.

Como citar

ARBOéS, Marcus. A promissora geração norueguesa. Ludopédio, São Paulo, v. 147, n. 28, 2021.
Leia também: