139.24

A Sampdoria e seus dez anos de sucesso

Dyego Lima Universidade do Esporte 16 de janeiro de 2021
Escudo da Sampdoria. Foto: Wikipedia.

A Sampdoria manda seus jogos no Stadio Luigi Ferraris, que possui capacidade para 36.536 torcedores. O palco é compartilhado com o Genoa, rival da cidade. Os clubes disputam o clássico conhecido como Derby della Lanterna, em alusão ao principal farol do Porto de Gênova. O nome do estádio é uma homenagem a um ex-jogador, engenheiro e soldado italiano, morto durante a Primeira Guerra Mundial.

Origens

Como já citado anteriormente, La Samp nasceu da fusão de dois clubes. O Ginnastica Sampierdarenese foi fundado em 1891, com as atividades futebolísticas sendo iniciadas em 1899. Nomeado em homenagem a Andrea Doria, um almirante italiano, o Society Andrea Doria se estabeleceu em 1895, com o futebol como foco principal. Após disputas do Campeonato Italiano nos anos anteriores, foi em 1946, pós-Segunda Guerra Mundial, que as equipes concordaram pela união de forma definitiva. Algo que já havia sido tentando, por imposição, na temporada 1926–27. Sob o domínio de autoridades fascistas, Sampierdarenese e Andrea Doria originaram La Dominante Genova.

Primeiros passos

A equipe da Sampdoria que participou do campeonato da Serie B de 1978-1979. Foto: Wikipedia.

Com o fim da Segunda Grande Guerra, Sampierdarenese e Andrea Doria estavam presentes na Serie A, mas com o segundo vivendo um momento melhor. Ainda assim, as diretorias concordaram com uma nova fusão, que deu origem à Unione Calcio Sampdoria. Para deixar claro que as duas instituições estariam igualmente representadas no novo clube, os uniformes foram projetados com as camisas azuis do Andrea Doria, juntamente com listras em branco, vermelho e preto representando a Sampierdarenese.

A era Mantovani

Foi apenas em 1979 que a Sampdoria teve uma guinada em sua trajetória. Ainda jogando a Serie B, o clube foi comprado pelo empresário Paolo Mantovani, que tratou logo de fazer pesados investimentos. Na temporada 1981–82, com um terceiro lugar, a equipe estava de volta à elite. Três anos depois, o primeiro grande título. La Samp foi campeã da Coppa Italia. No mata-mata, Pisa, Torino e Fiorentina ficaram pelo caminho antes do grande triunfo contra o todo poderoso Milan nas finais. Mais três temporadas depois, o bicampeonato. Pisa, Ascoli, Internazionale e Torino não foram capazes de frear a nova força emergente do país.

Os “gêmeos do gol”, Mancini (esq.) e Gianluca Vialli (dir.), estão entre as maiores duplas de ataque da “década de ouro” da Sampdoria. Ao fundo, Graeme Souness. Foto: Wikipedia.

E ainda havia espaço para mais. O inédito título europeu veio na temporada anterior ao primeiro e único Scudetto da Sampdoria. Uma campanha sólida, com apenas três derrotas e 51 pontos conquistados, cinco à frente da Internazionale. Vialli foi o artilheiro do campeonato com 19 gols. O time-base era forte, composto por: Pagliuca; Vierchowod, Katanec, Mannini e Lanna; Dossena, Fausto Pari, Lombardo e Toninho Cerezo; Roberto Mancini e Gianluca Vialli. O comando era do sérvio Vujadian Boskov.

A comemoração dos jogadores ao final de Sampdoria 3 x 0 Lecce 0, em 19 de maio de 1991, placar que garantiu a vitória matemática do Scudetto 1990-91. Foto: Wikipedia.

O herdeiro do trono, uma nova conquista e o declínio

Em 14 de outubro de 1993, Paolo Mantovani acabou falecendo, vítima de um câncer de pulmão. Enrico, seu filho, lhe substituiu no comando da Sampdoria. Na primeira temporada do herdeiro como mandatário, o clube conquistou mais uma Coppa Italia, a sua última até hoje, batendo o Ancona. Durante as quatro épocas seguintes, jogadores deixaram o clube, mas alguns nomes de peso chegaram, como Chiesa, Verón, Ortega, Montella, Seedorf e Karembeu.

O técnico Sven-Göran Eriksson com os jogadores Mancini, Christian Karembeu, Clarence Seedorf e Siniša Mihajlović na Sampdoria na temporada de 1995-96. Foto: Wikipedia.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Dyego Lima

Jornalista formado pela UFRN. Aficionado por esportes. Futebol principalmente, mas não somente.Made in Universidade do Esporte! 

Como citar

LIMA, Dyego. A Sampdoria e seus dez anos de sucesso. Ludopédio, São Paulo, v. 139, n. 24, 2021.
Leia também: