07.6

À sombra do Atlas – Amizmiz, Marrocos

Amizmiz, Marrocos

Jogadoras de futebol do Amizmiz jogam entre elas no campo do Amizmiz em Amizmiz nos arredores de Marrakesh Sabado  16 de Janeiro  2010 (Fotografia/Joao Henriques)
Jogadoras de futebol do Amizmiz jogam entre elas no campo do Amizmiz nos arredores de Marrakesh. Foto: João Henriques.

A paisagem da estrada entre Marraquexe e Amizmiz é digna de ser imortalizada pelo pincel de um pintor famoso. As oliveiras e os cactos que ladeiam a estrada dar-nos-iam a ideia de estarmos num idílico clima mediterrâneo, não fora o contraste oferecido pelos cumes polvilhados de neve da Cordilheira do Atlas, que surgem, altivos, no horizonte. Amizmiz é uma pequena cidade com 11 mil habitantes no sopé do Grande Atlas, a pouco menos de cem quilômetros a sul de Marraquexe. A maioria da sua população é berbere, de origem Chleuh e fala no dialeto Tasheliyt. Foi, assim, com tremendo espanto que vimos um rapaz de 10 anos com a camisa oficial da seleção portuguesa de futebol, com o nome Simão e o número 11 estampados nas costas, enquanto esperávamos pela jovem futebolista Oiudad na praça central. Como se não bastasse, o rapaz, que ainda tinha um fato de treino com o emblema das quinas, sabia a constituição da equipe de Queiroz de trás para a frente e cantava-a com sotaque árabe: Simáo, Cárvalhó, João Mótino, Pipé, Cristianó, Dico…

Jogadoras de futebol do Amizmiz jogam entre elas no campo do Amizmiz em Amizmiz nos arredores de Marrakesh Sabado  16 de Janeiro  2010 (Fotografia/Joao Henriques)
Foto: João Henriques.

 

Ouidad chegou acompanhada de Donniel Silva, uma norte-americana de 23 anos, voluntária pela ONG Peace Corps, que trabalha na cidade e ajuda as meninas de Amizmiz a organizar uma equipe de futebol. “O futebol é o único meio das raparigas participarem no espaço público”, explica Donniel, enquanto os homens assistem na esplanada de um café ao jogo Nigéria-Benin, bebendo café e xarope de menta. O nosso objetivo é finalizar o trabalho que tínhamos começado em Casablanca sobre o futebol feminino em Marrocos, testemunhando, desta feita, a realidade das mulheres marroquinas numa comunidade rural.

Ouidad dirige-se com três colegas de equipe para o campo de Amizmiz, um pelado com paredes cor de rosa, aos pés da grande montanha do Atlas. Usam todas foular, o tradicional véu marroquino, e um equipamento que lhes esconde todo o corpo e que, certamente, as faz suar abundantemente durante jogos disputados a mais de 30º. Mais de cem rapazes dividem-se pelo terreno principal de jogo, pelas bancadas e por várias “peladinhas” à margem das quatro linhas. As meninas jogam num campo de cimento, atrás de uma das balizas. “Gosto de jogar futebol e os meus pais não se opõe. Acham que é bom praticar desporto e pode dar futuro”, diz Ouidad. “Mas quando tiver a minha família não posso ser profissional, vou jogar apenas por desporto”.

Após a partida, sentamo-nos num dos cafés de Amizmiz, a beber um excepcional batido de morango feito com leite fresco. O comércio nas ruas é constante. O souk de Amizmiz reúne na cidade os agricultores berberes das aldeia circundantes, que fazem dezenas de quilômetros montados em burros para aqui venderem os seus produtos ou os trocarem por chá e açúcar vindos de Marraquexe. Apesar de 70% da população marroquina ter origem berbere (nome dado pelos gregos aos habitantes originais de Marrocos, que significa “bárbaros”), este povo ancestral é bastante discriminado no país. Só há cerca de cinco anos, o ensino de dialetos berberes foi autorizado nas escolas e muitos são devolvidos das cidades para as zonas mais remotas do Atlas ou do deserto do Sara. Ainda ontem, em plena praça Jemal El-Fna, um rapaz marroquino intercedeu na conversa que estava a tentar ter com um adolescente berbere: “Ele é berbere, não fala nada, nem árabe, nem francês. Não percas tempo, ele é berbere”, repetiu.

Retrato a Ouidad , jogadora do amizmiz . Amizmiz , marrocos Sabado  16 de Janeiro  2010 (Fotografia/Joao Henriques)
Retrato a Ouidad , jogadora do Amizmiz. Foto: João Henriques.

 

Ouidad e os seus dois irmãos mais novos, são filhos de pai de origem berbere, de Amizmiz, e de mãe árabe, de Marraquexe. No pátio, em frente à sua casa, um grupo de dez mulheres e crianças, sentadas no chão, canta músicas tradicionais ao compasso de palmas. Em redor de uma pequena mesa, com a televisão sintonizada em mais um jogo do CAN, somos servidos pela mãe de Oiudad de um delicioso pão com manteiga e azeitonas verdes temperadas com especiarias. Para acompanhar, o onipresente chá. Há dois pormenores que se devem ter em conta numa mesa marroquina; o primeiro é que se deve levar a comida a boca com a mão direita – a esquerda está reservada à higiene pessoal. O outro é a forma como se serve o chá, que obedece a um ritual preciso. O líquido deve cair do bule para o copo a uma altura razoável, nunca inferior a uns 20 centímetros. Após ser servido a primeira vez, deve abrir-se a chaleira e devolver-lhe o chá que já estava no copo. Serve-se uma segunda vez e, pela segunda vez, o chá volta à origem. Só à terceira, após se ter a certeza de que o açúcar está bem misturado, o chá fica pronto a ser bebido, fumegando e espalhando um odor irresistível.

A voluntária Donniel ofereceu-nos estadia em sua casa, um primeiro andar numa casa antiga de Amizmiz. É um apartamento com duas camas no chão, sem chuveiro e com fossa em vez do vaso sanitário. Para nossa satisfação, o seu computador está ligado à Internet. Na parede de uma das divisões, está um mapa-mundo com pequenos círculos a marcar os sítios por onde Donniel já passou. Locais tão longínquos quão exóticos como a Tailândia, as Ilhas Fiji, o Panamá, a África do Sul e a Nova Zelândia. Donniel foi agora destacada para esta região isolada de Marrocos, onde vai ficar durante dois anos. Sem chuveiro, sem vaso sanitário, à sombra do Atlas. Adormeço a pensar que todos deveríamos fazer o mesmo pelo menos uma vez na vida.

*Tiago Carrasco, João Henriques e João Fontes estão rumo à Àfrica do Sul no projeto Road to World Cup. O texto foi adaptado ao português do Brasil.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Tiago Carrasco

Tiago Carrasco é jornalista e tem 34 anos. Publicou dois livros, centenas de reportagens nos mais prestigiados órgãos de comunicação social portugueses e é autor de dois documentários. Em 2013, ganhou o Prémio Gazeta Multimédia, da Casa de Imprensa, com o projecto "Estrada da Revolução". Com uma carreira iniciada em 2014, tem assinatura em trabalhos exibidos pela TVI e RTP, e impressos pelo Expresso, Sábado, Sol, Record, Notícias Magazine, Maxim e Diário Económico, para além dos alemães Die Welt e FAZ. Em 2010, desceu o continente africano de jipe num projecto que daria origem ao livro "Até lá Abaixo" (na terceira edição) e a um documentário com o mesmo nome. Em 2012, fez a ligação terrestre entre Istambul e Tunes durante a Primavera Árabe, que originou o livro "Estrada da Revolução" e o documentário homónimo. Foi responsável pelos conteúdos do documentário "Brigada Vermelha", sobre a luta de um grupo de adolescentes indianas pelos seus direitos enquanto mulheres. Cobriu importantes eventos internacionais como a guerra civil na Síria, o pós-revolução no Egipto, Líbia e Tunísia, o Mundial de futebol em 2010, a anexação da Crimeia por parte da Rússia, o referendo pela independência da Escócia, o movimento de independência da Catalunha, a crise de refugiados na Europa e a crise económica na Grécia e em Portugal. Muito interessado em desporto, esteve presente no Mundial'2010 e no Euro'2016 e já entrevistou grandes figuras do futebol: Eusébio, Madjer, Paulo Futre, Rivaldo, Deco, Roger Milla, Abedi Pelé, Basile Boli, Ricardo, Abel Xavier, Scolari, Chapuisat, Oscar Cardozo.

Como citar

CARRASCO, Tiago; HENRIQUES, João; FONTES, João. À sombra do Atlas – Amizmiz, Marrocos. Ludopédio, São Paulo, v. 07, n. 6, 2010.
Leia também:
  • 174.28

    Morocco’s fabulous football year – what’s behind their success on and off the field

    Mahfoud Amara
  • 172.28

    El Mundial de fútbol, una cuestión de poder

    Xavier Ginesta Portet
  • 133.3

    Marrocos de 1970, a primeira seleção africana em um álbum da Copa do Mundo

    Ponta de Lança, Revista Pelota