14.1

Andar com fé, bola na rede, democracia

Idelber Avelar 2 de agosto de 2010

Imagine um país que é o melhor do mundo no futebol, mas cujo esporte é dirigido por máfias, enraizadas em redes capilares de clientelismo local que se ramificam até os altos escalões dos poderes legislativo, executivo e judiciário. Imagine que esse país há década e meia vive sob ditadura militar, regime que se alimenta de e reforça o controle destas máfias sobre a maior paixão cultural e esportiva de seu povo. Imagine que esse sistema se reproduz por toda sorte de falcatruas, incluindo-se aí o suborno, a corrupção, o deslavado uso de vagas no Campeonato Nacional como instrumento de troca política, a total falta de prestação de contas do uso do dinheiro público repassado à Confederação Nacional de Desportos e do dinheiro arrecadado pelos clubes, uma estrutura ditatorial baseada na ausência de poder decisório dos responsáveis pelo espetáculo (os jogadores), submetidos a concentrações e a decisões autoritárias nunca discutidas. Imagine que essa cultura anti-democrática se reproduz pelo terror, já que todos os jogadores sabem que a carreira é curta, o país é cheio de craques, o “passe” (ou seja, o direito de ir e vir de um emprego) não lhes pertence e, para os poucos que conseguem a fama, esta é efêmera. Imagine o medo. Imagine o Brasil em 1979.

Agora imagine que os jogadores e comissão técnica de um dos dois clubes mais populares do país se reúnem e decidem: de aqui em diante, aqui nesta casa reina a democracia. Tudo será decidido entre todos, tudo é passível de discussão, do detalhe na camisa à tática de jogo aos planos para a semana de folga. Nossa vida será permanentemente reinventada pelo diálogo coletivo. Tudo será novo.

Entre a Abertura (1979) e as primeiras eleições livres para Governador (1982), havia, no Brasil, três times de futebol: Flamengo, Atlético-MG e São Paulo. E fim de papo. Tudo bem que o Grêmio heróica e zebrísticamente derrotou o São Paulo em pleno Morumbi para levar o caneco de 1981, e que o glorioso Internacional dos anos 70 ainda dava mostras de força, chegando às semifinais de 1980. Mas não há dúvida de que as três equipes que formaram a base da seleção de Telê Santana em 1982 representavam o fino do fino naquele momento, em termos de futebol. Por isso, quando a final do campeonato paulista de 1982 opôs o poderoso São Paulo ao polêmico e criticadíssimo time do Corinthians, poucos além da Fiel apostavam no Timão.

Quem era o Corinthians? O time de um grande craque, embaixador corintiano e  capitão na seleção de Telê (Sócrates), um negro lenda de raça com a camisa corintiana (Wladimir), um grande meia-esquerda já campeão brasileiro com o Guarani (Zenon), um mineiro matuto que sabia o momento histórico que vivia (Eduardo Amorim) e um cabeludão artilheiro que era o testemunho vivo de que a juventude brasileira queria democracia (Casagrande). A Democracia Corinthiana, liderada pelo grande técnico Mário Travaglini, contava também com o apoio de um dirigente ilustrado, Washington Olivetto e cronistas consagrados como Juca Kfouri. Revolucionou tudo no futebol brasileiro, mas no campo parecia pouco para bater a máquina do São Paulo, bicampeã paulista 80/81, campeã brasileira 77, vice em 81. Os visionários da Democracia Corinthiana sabiam que naquela decisão se jogava o futuro do experimento. O adversário não era qualquer um: era a máquina do São Paulo de Zé Sérgio, Sérginho, Waldir Perez, Darío Pereyra, Oscar, Marinho Chagas.  A máquina imbatível.

No vestiário antes de entrar em campo eles cantaram “Andar com Fé” de Gilberto Gil, recém saída do forno infinito desse verdadeiro Buda Nagô:  Andar com Fé eu vou/Que a Fé não costuma falhar / Andar com Fé eu vou / Que a Fé não costuma falhar / Mesmo a quem não tem fé / a fé costuma acompanhar / Ô Ô  / pelo sim pelo não. Conhecendo todas as críticas raivosas e reacionárias que a Democracia Corinthiana havia sofrido, sabendo como estavam sombrias as coisas naquele Brasil de então, sabendo tudo que representava para a Democracia aquele experimento, eu só posso imaginar os longos corpos de Magrão e Casão, o negro corpo de Wladimir, o corpo matuto-mineiro de Eduardo Amorim, sacudindo-se ao som do afoxé de “Andar com Fé”, que eles cantaram antes de entrar em campo. Um time que entra assim em campo não pode perder nunca.

Pênalti para o Timão. O time tem dois exímios batedores, experientes, é escolher entre o fino e o fino: Sócrates e Zenon. Andar com fé eu vou, que a fé não costuma falhar. Zenon pega a bola com a autoridade de campeão brasileiro e coloca-a nas mãos do garoto Casagrande. Só uma frase: “Bate, garoto!” Casagrande parte, bate e estufa a rede. O resto é história: o garoto Casão nunca mais esqueceu a democracia que venceu ali, junto com os mais de 1 milhão de votos que conseguiria Lula, o retirante corintiano, uns poucos meses depois como candidato a governador de São Paulo. Aqueles votos não foram suficientes para que ele se elegesse, claro (não foram sequer suficientes para que ele angariasse mais que um quarto lugar, depois de Franco Montoro, candidato da oposição liberal, Reinaldo Barros, candidado da ditadura e Jânio Quadros), assim como a vitória da Democracia Corinthiana não foi suficiente para renovar as arcaicas estruturas de poder do futebol brasileiro. Mas ambos os eventos anunciavam outro Brasil, de realização ainda hoje incompleta.

agosto, 2006

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Como citar

AVELAR, Idelber. Andar com fé, bola na rede, democracia. Ludopédio, São Paulo, v. 14, n. 1, 2010.
Leia também:
  • 15.2

    Falsa pero verdadeira crônica sobre as origens de River e Boca

    Idelber Avelar
  • 13.4

    Música, literatura e as seleções de todos os tempos

    Idelber Avelar
  • 12.5

    Março, 1978

    Idelber Avelar