138.34

As esperanças brasileiras em busca da conquista da Copa Libertadores

Equipe Ludopédio 16 de dezembro de 2020

A Copa Libertadores de 2020 está em pleno andamento, tendo sido adiada em meio à pandemia global de coronavírus, e estamos na fase das quartas de final, onde as coisas começam a esquentar. Se você está procurando apostar online, você encontrará o Boca Juniors como favorito para ganhar o torneio, onde a final está marcada para 30 de janeiro.

Será o segundo ano em que a final será disputada em jogo único, e o campeão do ano passado, o Flamengo, foi eliminado nas oitavas de final, perdendo para o Racing. Mas, que equipes brasileiras estão tentando causar uma grande impressão, e quais dessas três equipes pode chegar ao Maracanã?

Grêmio

A quartas-de-final totalmente brasileira, com o Grêmio enfrentando o Santos em duas partidas. O Grêmio liderou seu grupo com 11 pontos e foi sorteado no sétimo lugar no Pote A. Nas oitavas de final, o time empatou com o Guaraní, do Paraguai, e garantiu uma vitória total de 4 a 0 para carimbar sua vaga nas quartas-de-final.

O time do Porto Alegre venceu a Copa Libertadores três vezes em sua história – em 1983, 1995 e 2017 – e foi vice-campeão duas vezes. Em sua mais recente conquista pelo título, o Grêmio ostentou o melhor jogador do torneio em Luan, que também terminou em segundo lugar na artilharia. Eles bateram o argentino, Lanús, vencendo por 3 x 1 nas finais em ida e volta. Na última temporada, foram humilhados pelo Flamengo na semifinal, sofrendo uma derrota agregada por 6 a 1.

Palmeiras

O Palmeiras foi o time de melhor campanha no início das oitavas de final, tendo terminado na liderança do Grupo B com cinco vitórias e um empate na fase inicial do torneio. Tem o melhor ataque da competição até o momento, com 25 gols – oito deles nas oitavas de final, na vitória sobre o Delfín, do Equador. Uma vantagem de 3 a 1 após o jogo de ida foi seguida por uma vitória de 5 a 0 em casa. O Palmeiras enfrenta o Libertad, do Paraguai, nas quartas de final.

Embora o Palmeiras seja o time mais bem-sucedido do Campeonato Brasileiro Série A, com o recorde de 10 títulos, ele só conquistou a Copa Libertadores uma vez, em 1999. Mas já foi vice-campeão em mais de uma ocasião, com outras três aparições nas finais. A edição de 1999 marcou o 40º aniversário da competição, e o Palmeiras custou para vencer o colombiano Deportivo Cali nos pênaltis. No ano passado, eles foram eliminados nas quartas-de-final, perdendo para outro brasileiro, o Grêmio, devido aos gols fora de casa.

Santos

Como mencionado, o Santos enfrenta o Grêmio nas quartas-de-final do torneio deste ano, tendo se classificado como vencedor do Grupo G, com invencibilidade, antes de passar por gols fora, contra a LDU de Quito, nas oitavas de final.

Historicamente, o Santos é o segundo time mais bem-sucedido do Brasil, com oito títulos da Série A em seu nome, além de oito troféus internacionais. Incluindo isso, eles já venceram a Copa Libertadores em três ocasiões – com títulos consecutivos em 1962 e 1963, além da vitória mais recente na última década (em 2011). O Santos também terminou como vice-campeão em 2003, perdendo para o Boca Juniors por 5 a 1 no total. É a segunda melhor campanha neste ano, e com certeza deve ter uma boa chance de passar, tendo vencido o Grêmio na Série A já nesta temporada.


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Equipe Ludopédio

Nosso objetivo é criar uma rede de informações, de pesquisadores e de interessados no tema futebol. A ideia de constituir esse espaço surgiu da necessidade e ausência de um centro para reunir informações, textos e pesquisas sobre futebol!

Como citar

LUDOPéDIO, Equipe. As esperanças brasileiras em busca da conquista da Copa Libertadores. Ludopédio, São Paulo, v. 138, n. 34, 2020.
Leia também:
  • 177.14

    Resumos do GTs XI e XII – III Seminário Online do Ludopédio 2024

    Equipe Ludopédio
  • 177.12

    Resumos do GTs IX e X – III Seminário Online do Ludopédio 2024

    Equipe Ludopédio
  • 177.8

    III Seminário Online do Ludopédio: breve perfil das mulheres que pesquisam futebol

    Equipe Ludopédio