30.4

Balança comercial da bola: os números acerca da circulação de atletas

Daniel Batista Vio 13 de dezembro de 2011

A recente renovação de contrato de Neymar marca um momento de crescimento das receitas dos principais clubes brasileiros e também parece simbolizar um crescimento da força dos grandes clubes brasileiros no sentido de manter no Brasil nossos craques.

Pretendo, neste breve texto, analisar qual o histórico da saída e entrada desses atletas. Na primeira parte analiso a quantidade de atletas que deixaram nossas fronteiras e o número dos que para cá vieram (ou voltaram) em período recente.

A segunda parte se propõe a investigar qual o destino dos que saem (Para onde estão indo nossos atletas? Quais as regiões mais acessadas por eles?) e de onde saem esses atletas (De que áreas do Brasil saem a maior parte dos atletas? Há uma diferença entre o destino dos atletas que saem dos grandes clubes e os demais?).

A Saída
Toda vez que comento que anualmente mais de mil jogadores deixam o Brasil para trabalhar em outros países a reação é de espanto. Superamos a marca de mil jogadores “exportados” por ano em 2007 e isso vem se mantendo desde lá.

A tabela abaixo é extraída a partir de informações disponíveis no site da Confederação Brasileira de Futebol e aponta quantos jogadores saíram do Brasil nos últimos anos.

A CBF disponibiliza os dados sobre a saída de atletas somente a partir do ano de 2002. A obra “Futebol Exportação” apresenta números a partir de 1992 e com esses dados, podemos perceber que assim como entre 2002/2003 e 2006/2007 tivemos grandes saltos na saída de jogadores nas passagens entre 1992/1993 e 1996/1997 algo semelhante ocorreu.

A Chegada (ou retorno)…
A CBF disponibiliza apenas os números relativos à entrada de jogadores, a partir de 2005.

 

A Balança Comercial
O Brasil, em sua inserção no Campo Futebolístico Mundial, caracteriza-se por ser um país exportador de atletas, ou seja, a cada ano o número de atletas que saem de nosso país é maior do que os que entram.

O gráfico acima mostra a diferença entre os atletas que entram e saem do Brasil. No gráfico fica exposto o tamanho da diferença. Nesse sentido nosso saldo é “positivo” na medida em que é maior o número dos que saem do que os que por aqui chegam.

Na parte dois do texto será realizado levantamento sobre os principais destinos de nossos atletas. Além disso, investigaremos qual a origem dos que daqui saem. São eles provenientes de que regiões do Brasil? Há uma diferença entre os destinos acessados entre os jogadores que saem dos principais times do Brasil e dos demais?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Como citar

VIO, Daniel Batista. Balança comercial da bola: os números acerca da circulação de atletas. Ludopédio, São Paulo, v. 30, n. 4, 2011.
Leia também:
  • 178.19

    Atlético Goianiense e Vila Nova – Decisões entre clubes de origem comunitária

    Paulo Winicius Teixeira de Paula
  • 178.18

    Hinchas, política y 24M: la Coordinadora de Derechos Humanos del fútbol argentino, emblema de trabajo colectivo

    Verónica Moreira
  • 178.17

    Onde estão os negros no futebol brasileiro?

    Ana Beatriz Santos da Silva